Consórcio ABC é apresentado como referência a estudantes da UFABC
Atuação da entidade regional abriu semana de imersão dos alunos da disciplina Observatório de Políticas Públicas
- Data: 29/04/2024 16:04
- Alterado: 29/04/2024 16:04
- Autor: Redação
- Fonte: Consórcio ABC
Crédito:Divulgação
Alunos da disciplina Observatório de Políticas Públicas da Universidade Federal do ABC (UFABC) iniciaram nesta segunda-feira (29/4), no Consórcio Intermunicipal Grande ABC, uma série de encontros com órgãos públicos e prefeituras da região.
O objetivo da ação é promover para os universitários uma imersão de estudos nas políticas públicas desenvolvidas no Grande ABC em áreas como saúde, mobilidade urbana, meio ambiente, segurança pública, políticas de enfrentamento à violência contra a mulher, entre outras.
Aproximadamente 50 estudantes do curso coordenado pelo professor Lúcio Najib Bittencourt estiveram presentes na sede do Consórcio ABC para conhecer dados territoriais e socioeconômicos detalhados das sete cidades e políticas públicas pensadas, articuladas e desenvolvidas em âmbito regional pelo órgão responsável pelo planejamento integrado dos municípios da região.
Na abertura do encontro, o secretário-executivo do Consórcio ABC, Aroaldo da Silva, apresentou o histórico da fundação da entidade regional, criada em 1990, e as principais realizações ao longo das últimas décadas, graças à articulação conjunta dos municípios.
Em seguida, representando a Diretoria de Programas e Projetos do Consórcio ABC, as coordenadoras Lívia Rosseto, Juliana Cavasini da Silva e Maria Gracely Batista Marques, a Graça, detalharam a estrutura organizacional da entidade e destacaram a atuação dos Grupos de Trabalho (GTs).
Entre as conquistas do Consórcio ABC ao longo das últimas décadas, foram apontoadas a construção e manutenção da rede de piscinões pelo Governo do Estado, a instalação dos hospitais estaduais Mário Covas, em Santo André, e Regional Serraria, em Diadema, a implementação de unidades da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec) na região, a instalação da Universidade Federal do ABC (UFABC) e a expansão do Polo Petroquímico de Capuava.
O secretário-executivo do Consórcio ABC destacou a importância da semana de imersão promovida pela universidade federal. “É fundamental aproximar a academia da administração pública. Neste encontro, pudemos mostrar aos alunos uma série de políticas públicas planejadas em conjunto e colocadas em prática em nossa região”, afirmou Aroaldo.