Jornada de Transformação Digital é apresentada a empresários da região do ABC paulista

Empresários de micro, pequenas e médias indústrias conheceram, em São Caetano do Sul, o programa de digitalização que resulta em ganhos de produtividade de 40% em média e já atendeu mais de 17,5 mil indústrias no estado de São Paulo

  • Data: 26/04/2024 17:04
  • Alterado: 26/04/2024 17:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: Senai-SP
Jornada de Transformação Digital é apresentada a empresários da região do ABC paulista

Crédito:Divulgação

Você está em:

O Senai-SP apresentou, em 26 de abril, a Jornada de Transformação Digital para empresários de diversos setores da região do Grande ABC paulista. O evento, realizado no Senai Armando de Arruda Pereira, em São Caetano o Sul, reuniu mais de 170 pessoas, que conheceram as iniciativas e os resultados do maior programa de digitalização do estado que, desde o lançamento, em 2022, já atendeu mais de 17.500 mil empresas industriais.

Direcionado a empresas com faturamento de até R$ 8 milhões por ano, a Jornada de Transformação Digital, programa conjunto Fiesp, Senai-SP e Sebrae-SP, é gratuito e tem como objetivo aumentar a competitividade e a produtividade de micro, pequenas e médias empresas a partir de oito etapas de consultoria e treinamentos rumo à digitalização. A região do Grande ABC conta com mais de 4,6 mil empresas de micro e pequeno porte, sendo que mil delas já aderiram à Jornada de Transformação Digital.

Durante o encontro, Paulo Henrique Schoueri, diretor titular do Departamento de Desenvolvimento Intersindical (DDI) e vice-presidente da Fiesp, destacou a representatividade da região, que concentra cerca de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado por meio da geração de riqueza de sete municípios, e a importância da indústria nesse contexto. “O Senai é a indústria e os nossos técnicos são especialistas preparados. Não adianta falarmos em indústria 4.0 se não capacitarmos a empresa e a força de trabalho. A cadeia bem engrenada é o que faz atingirmos a nossa necessidade”, pontuou.

O evento contou com a presença do prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, do diretor do recém-inaugurado Parque Tecnológico de São Caetano, Alan de Oliveira; de Rafael Cervone, primeiro vice-presidente da Fiesp e presidente do Ciesp; Fernando Cunha, secretário adjunto de Desenvolvimento e Geração de Empregos de Santo André; Fábio Nunes, secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Diadema; Edilson de Paula, secretário de Desenvolvimento Econômico de Mauá; Clayton Francisco, secretário de Assuntos Estratégicos e Modernização de Ribeirão Pires; e Leandro João, secretário de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda de Ribeirão Pires.

Também participaram do encontro representantes de sindicatos paulistas relevantes para a região: Wandyr Pedão Filho, presidente do Siescomet (Sindicato da Indústria de Esquadrias e Construções Metálicas); Antônio Carlos Henriques, presidente do Sipan (Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Santo André); Reynaldo Megna, presidente do Sindibor (Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha e da Reforma de Pneus); Hermes Soncini, presidente do Sim ABC (Sindicato da Indústria da Marcenaria de São Bernardo do Campo); Nelson Braga, presidente do Sincobesp (Sindicato Nacional dos Coletores e Beneficiadores de Subprodutos de Origem Animal); e José Carlos Carraro, vice-presidente do Sindinstalação (Sindicato da Indústria de Instalações Elétricas, Gás, Hidráulicas e Sanitárias do Estado de São Paulo).

Os empresários presentes puderam conhecer ainda os casos de sucesso de indústrias que já participaram de algumas etapas da Jornada de Transformação Digital e tiveram resultados significativos. Uma delas é a Panificadora e Confeitaria Kennedy, de São Bernardo do Campo.

Após receber assessoria através da etapa 3, de eficiência energética, a solução indicada pelo Senai-SP foi a contratação de um fornecedor de energia alternativa para reduzir os custos de eletricidade, de cerca de R$ 50 mil reais por mês. Após a análise e o auxilio na pesquisa e contratação de fornecedor, a empresária Christiane Franzese David conta que o estabelecimento passou a participar do mercado livre de energia em janeiro. “Não foi preciso fazer nenhum investimento extra e, com isso, tivemos uma redução de 25% na fatura de energia. Isso, no ano, dá uma boa economia”, ressaltou.

Ricardo Figueiredo Terra, diretor regional do SENAI-SP, que apresentou o programa aos empresários, destacou que não há custo para participar da jornada. “As empresas têm acesso a cursos gratuitos”, disse Terra. “Além da eficiência energética, a consultoria também permite medir as emissões de gases de efeito estufa, fazendo com que a empresa entre na rota de descarbonização”, finalizou.

As indústrias interessadas podem conhecer todas as etapas do programa, resultados e registrar interesse através do site: jornadadigital.sp.senai.br.

Escola Móvel de Conectividade

Durante o evento, os empresários conheceram também as instalações da Escola Móvel de Conectividade, que possibilita ao visitante experimentar, na prática, casos de uso e aplicações da tecnologia viabilizados pela conectividade, principalmente o 5G. A escola móvel do SENAI apresentou também as famílias de tecnologias relacionadas à comunicação digital no ambiente industrial, como Wi-Fi 6, teste de latência, capacidade de transmissão e aplicações em educação imersiva, incluindo o Metaverso.

Compartilhar:

  • Data: 26/04/2024 05:04
  • Alterado:26/04/2024 17:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: Senai-SP









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados