InvestSP atrai R$ 3,2 bi em projetos do agronegócio, com geração de 3,9 mil empregos
Fábricas de herbicidas, aminoácidos, máquinas e vacinas para animais estão entre os projetos apoiados pela agência
- Data: 24/04/2024 11:04
- Alterado: 24/04/2024 11:04
- Autor: Redação
- Fonte: Governo de SP
Crédito:Divulgação
A InvestSP, agência de promoção de investimentos ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), anunciou, desde o ano passado, cerca de R$ 3,2 bilhões em investimentos privados ligados ao agronegócio, com a geração de 3,9 mil empregos, a partir da atuação em 8 projetos.
São ações como a implantação ou a ampliação de fábricas de herbicidas, aminoácidos, máquinas e vacinas para animais.
“Muitos investimentos que estamos trazendo para São Paulo vão refletir no fortalecimento do agro paulista, no estímulo à produção de diferentes culturas e em toda a cadeia produtiva, o que contribui na geração de renda e emprego, principalmente nas pequenas cidades”, comenta o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Jorge Lima.
A InvestSP oferece suporte gratuito em temas como infraestrutura e meio ambiente para companhias que querem se instalar ou ampliar suas unidades no Estado. Além de atuar na interlocução das empresas com prestadores de serviços essenciais, como água, energia e gás.
“Sabemos do protagonismo do agro paulista do Brasil e no mundo, seja na produção de cana, laranja e vários outros produtos, inclusive de alto valor agregado. Por isso, colocamos nossa estrutura e nosso conhecimento à disposição das empresas do setor, para garantir que o Estado seja cada vez mais atrativo para investimentos”, diz o presidente da InvestSP, Rui Gomes.
A InvestSP terá um espaço na 29ª edição da Agrishow, que acontece entre 29 de abril e 3 de maio, em Ribeirão Preto, no interior paulista, para atender companhias interessas em investir em São Paulo e apresentar a estrutura internacional da agência, que está à disposição das empresas paulistas.
Internacional
Além de empresas que querem se instalar em São Paulo, companhias paulistas interessadas em acessar o mercado internacional também podem procurar a InvestSP. A agência conta com uma rede de escritórios na América do Norte, na Europa, no Oriente Médio e na Ásia, com destaque para as unidades de Dubai, nos Emirados Árabes, e Xangai, na China, que coordenam as representações internacionais da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) – a unidade de Xangai também coordena as ações da CNA em Singapura.
Além de colocar as empresas em contato com possíveis investidores ou clientes, a InvestSP fornece conteúdos de inteligência, com informações sobre mercado, relação oferta/demanda, preços, logística e outros dados estratégicos usados pelas empresas na tomada de decisão.
A InvestSP ainda conta com o Exporta SP, programa voltado para a capacitação de startups, produtores rurais e empresas de micro, pequeno e médio porte interessas em exportar. A capacitação é gratuita e totalmente online. Ao longo de quatro meses, os empreendedores participam de 20 encontros coletivos, além de quatro mentorias, conversas individuais nas quais podem tratar das necessidades específicas de seus negócios com um especialista.
Empresas de alimentos e bebidas, couro, eco florestal, defensivos agrícolas e aves e suinocultura, por exemplo, estão entre as quase mil companhias já capacitadas.