São Caetano lança Telemedicina na Atenção Primária e amplia acesso às UBS’s

As salas de atendimento foram montadas nas seis unidades que atendem ao Programa Saúde Hora Extra

  • Data: 23/04/2024 19:04
  • Alterado: 23/04/2024 19:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMSCS
São Caetano lança Telemedicina na Atenção Primária e amplia acesso às UBS’s

Crédito:Eric Romero/PMSCS

Você está em:

O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, e a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, estiveram nesta terça-feira (23/4) no Centro Policlínico Gentil Rstom para anunciar o uso da Telemedicina na Atenção Primária. Para execução do projeto, foi contratado o programa Saúde Digital, do Grupo Fleury, que conta com duas equipes formadas por médicos, que atendem de forma remota, e técnicos de Enfermagem, que estão em seis UBS’s (Unidades Básicas de Saúde).

Os agendamentos são realizados no terceiro período, entre 17h e 21h. Cada sala de Telemedicina atende pacientes de duas unidades, uma da Saúde Hora Extra e a outra que funciona até 17h, contemplando, dessa forma, os pacientes das 12 unidades de Atenção Básica da rede.

“Este é um mecanismo que encontramos para ampliar o acesso às UBSs. Estamos atravessando mais um momento crítico na Saúde, por conta dos casos de dengue e doenças sazonais e respiratórias. Com a Telemedicina nas UBSs, ampliamos a nossa oferta e descomprimimos o atendimento presencial”, explicou Auricchio.

Os agendamentos são realizados pelos gerentes técnicos e enfermeiros de todas as UBSs, utilizando os critérios de elegibilidade após triagem. Durante o projeto piloto, que completou 30 dias, foram realizadas 176 consultas. “A partir de maio vamos chegar a 480 consultas por mês. Vamos aumentar a produtividade de todas as unidades ofertando um médico da família a mais e podemos pensar em ampliá-lo com suporte a outros atendimentos presenciais nas UBSs”, afirmou Regina Maura.

Ao chegar na unidade, o paciente passa por triagem com aferição de temperatura e de pressão arterial. São avaliados os exames e documentos trazidos para serem disponibilizados no prontuário eletrônico, facilitando a interação do paciente com o médico. Durante a consulta, o paciente é acompanhado por um profissional técnico de Enfermagem.

A Telemedicina na Atenção Primária oferece rapidez no atendimento com consultas mais ágeis e respostas rápidas a dúvidas médicas, contribuindo para a eficiência do atendimento nas UBSs.

TELEMEDICINA EM SÃO CAETANO

Em agosto de 2022 o município foi pioneiro na implantação do Núcleo Municipal de Telemedicina para consultas especializadas, com sete especialidades para suprir a demanda represada por conta da pandemia. Com o sucesso do projeto o atendimento foi ampliado para 14 especialidades (cardiologista, alergista, dermatologista, vascular, endocrinologista, hematologista, neurologista, nefrologista, otorrinolaringologista, pneumologista, reumatologista, urologista, saúde mental e clínico geral). São mais de 47 mil atendimentos. 

Em janeiro de 2023 foi introduzido o TytoCare, tecnologia que possibilita a realização de exames físicos a distância e melhor monitoramento dos pacientes.

O sucesso possibilitou parceria com o HCor (Hospital do Coração) no programa de telecardiologia, que faz parte do projeto de Apoio à Implementação das Boas Práticas na Atenção à Cardiologia e Urgências Cardiovasculares do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

Desde setembro de 2023, na UPA Engenheiro Júlio Marcucci Sobrinho e no HMEAS (Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin), os exames de eletrocardiograma de urgência realizados nas unidades têm laudo emitido em tempo real pelo HCor.

Compartilhar:










Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados