SP conta com 550 vagas para feiras de artesanato do mês de maio
Ações do Mãos e Mentes Paulistanas vão acontecer em 20 localidades da cidade
- Data: 19/04/2024 09:04
- Alterado: 19/04/2024 09:04
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Mãos e Mentes Paulistanas
Crédito:Prefeitura de SP
A Prefeitura de São Paulo abre as inscrições para as feiras de artesanato que acontecerão no mês de maio. Artesãos e manualistas paulistanos podem se inscrever para comercializar os seus produtos de fabricação própria de 19 a 21 de abril.
A ação é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, por meio do Mãos e Mentes Paulistanas, programa que visa fomentar e desenvolver o setor de artesanato e manualidades da Capital.
A participação nos espaços é gratuita. Além disso, o programa ainda oferece a estrutura necessária ao artesão durante a feira. Para se candidatar, o empreendedor manual deve ser credenciado no Mãos e Mentes; vender apenas peças feitas à mão pelo próprio artesão; possuir certificados nos cursos “Modelagem de Negócios” e “Planejamento de Coleção” da qualificação empreendedora do programa e ainda ter a disponibilidade de estar no evento durante o período de realização.
A seleção para cada uma das ações é feita por meio sorteios ao vivo, transmitidos no canal do Mãos e Mentes Paulistanas no YouTube. Empreendedores manuais interessados em participar das ações do programa podem fazer o cadastro para o credenciar pelo link.
As feiras vão acontecer em 20 pontos da cidade ao longo do mês de maio, com comemorações ao Dia do Trabalho (01 de maio) e também ao Dia das Mães, que neste ano cairá em 12 de maio.
As feiras acontecem em todas as regiões da Capital, sendo: Sacolão da Freguesia do Ó, Largo do Clipper, Largo da Matriz, Parque do Trote e Av. Cruzeiro do Sul (Zona Norte); Mercadão das Flores, Parque Toronto, Parque Jardim das Perdizes e Av. Faria Lima (Zona Oeste); Mercado da Penha, Parque do Carmo e Mercado São Miguel Paulista (Zona Leste); Parque Severo Gomes e Parque Cordeiro – Martin Luther King (Zona Sul); Parque Buenos Aires, Parque Jardim da Luz, Praça Antônio Prado, Praça do Patriarca, Praça Ramos de Azevedo e Praça da Liberdade (Centro).
Novos critérios de participação
Desde 1º de abril de 2024, dois cursos de qualificação empreendedora do Mãos e Mentes (Modelagem de Negócio e Planejamento de Coleção) passaram a ser obrigatórios como parte dos critérios de participação das feiras de artesanato realizadas pelo programa.
Gratuita e online, a formação oferecida pelos cursos da qualificação empreendedora oferece uma capacitação completa voltada à gestão e desenvolvimento do negócio artesanal ao longo de sete cursos, divididos pelos temas: planejamento financeiro e de futuro, desenvolvimento de coleção, modelagem de negócios, presença digital, formalização e segurança no trabalho.
Quando liberado, cada curso fica aberto para acesso e conclusão por uma semana, de segunda-feira a domingo. Depois de encerrados, são abertos posteriormente. Nesta semana (15 a 21 de abril), os empreendedores poderão assistir às aulas de “Planejamento de futuro” e “Presença digital”.
Interessados na qualificação empreendedora podem se cadastrar na plataforma da qualificação para acessar o conteúdo disponível pelo link.
Sobre o Mãos e Mentes Paulistanas
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, conta com um programa de apoio ao setor de artesanato e manualidades da Capital, o Mãos e Mentes Paulistanas. Lançada em 2019, a iniciativa tem como objetivo a melhoria da atividade econômica e social de empreendedores artesanais da cidade. O programa promove diversas atividades que buscam desenvolver o setor de artesanato e manualidades, além de estimular a inclusão produtiva, o acesso ao mercado e a geração de renda dos trabalhadores manuais.
O Mãos e Mentes atua por três eixos principais, como o cadastramento municipal de empreendedores do setor; a promoção de cursos de capacitação empreendedora; e o acesso ao mercado e participação em eventos. Para utilizar os serviços e recursos oferecidos, é necessário estar credenciado no programa.
Serviço
Inscrição – Feiras de artesanato do mês de maio