São Caetano promove palestras com Leandro Karnal e Gabriel Chalita para profissionais da Educação
Os eventos fizeram parte das atividades da “I Jornada Pedagógica - Ação Docente em Pauta”
- Data: 11/04/2024 17:04
- Alterado: 11/04/2024 17:04
- Autor: Redação
- Fonte: PMSCS
Crédito:PMSCS
Os profissionais da Educação de São Caetano do Sul tiveram nesta quinta-feira (11/4) o privilégio de assistir a palestras com dois dos maiores pensadores brasileiros da atualidade: o historiador Leandro Karnal e o educador Gabriel Chalita. Os eventos fizeram parte das atividades da “I Jornada Pedagógica – Ação Docente em Pauta”, cujo objetivo é a formação continuada dos profissionais da Educação da rede municipal de ensino.
“Ensinar é um ato de amor, e isso traz um sentimento positivo de que estamos no caminho certo pelas futuras gerações”, afirmou o prefeito José Auricchio Júnior.
Segundo a secretária de Educação Minéa Fratelli, a I Jornada Pedagógica é um dia dedicado a ações voltadas à formação dos profissionais da Educação. Além dessas palestras, outras ações como palestras a merendeiras, Mães Acolhedoras e APIs (Auxiliares de Primeira Infância) acontecerão na cidade.
A partir de suas trajetórias acadêmicas e experiências de vida, os palestrantes discorreram sobre o tema “Educação para o futuro: Desafios e oportunidades”. As palestras ocorreram no recém-reinaugurado Teatro Municipal Paulo Machado de Carvalho, maior espaço cultural da região do ABC.
PALESTRANTES
Nascido em 1 de fevereiro de 1963, em São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Leandro Karnal é historiador, professor e escritor. Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), foi professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) até 2020. Foi também curador de diversas exposições, como A Escrita da Memória, em São Paulo, tendo colaborado ainda na elaboração curatorial de museus, como o Museu da Língua Portuguesa em São Paulo. Dentre seus livros, estão, por exemplo, “O dilema do porco-espinho. Como encarar a solidão”, “Conversas com um jovem professor” e “Crer ou não crer”, escrito em parceria com o padre Fábio de Melo.
Gabriel Chalita nasceu em 30 de abril de 1969, em Cachoeira Paulista, São Paulo. Advogado, filósofo e educador, também é doutor em Filosofia do Direito e em Comunicação e Semiótica e mestre em Direito e em Ciências Sociais. Deu início à carreira política aos 19 anos de idade, como vereador e presidente da Câmara Municipal de Cachoeira Paulista. Foi secretário da Educação do município e do estado de São Paulo, bem como vereador de São Paulo e deputado federal. Ao longo de sua carreira, publicou mais de 90 livros, entre eles “A ética do rei menino”, “O pequeno filósofo”, “Pedagogia do amor”, “Os dez mandamentos da Ética”, e “A escola dos nossos sonhos”.