Linha 9-Esmeralda e Marginal Pinheiros terão alterações para conclusão da obra da via da Linha 17-Ouro
Interdições de trechos da linha de trem e da Marginal vão possibilitar o lançamento da última viga da Linha 17-Ouro
- Data: 11/04/2024 15:04
- Alterado: 11/04/2024 15:04
- Autor: Redação
- Fonte: Metrô
Crédito:Divulgação
A Linha 9-Esmeralda e a Marginal Pinheiros terão alterações neste fim de semana para os trabalhos que vão concluir a obra da via da futura Linha 17-Ouro, em construção pelo Metrô. A partir das 21h da sexta-feira (12), a Marginal terá interdição em um trecho da pista expressa, sentido Castelo Branco. Já a linha de trem será atendida pelos ônibus do sistema Paese, entre as estações Morumbi e Berrini, ao longo de todo o sábado (13).
As mudanças são necessárias para o lançamento da última viga, que compõe a via da Linha 17-Ouro, em um trecho de curva ao lado da Ponte Otávio Frias de Oliveira (Ponte Estaiada), sobre a Marginal Pinheiros e a Linha 9. A colocação da viga vai permitir o avanço para outras etapas como a instalação dos sistemas e infraestrutura de alimentação elétrica dos trens.
Alterações Linha 9-Esmeralda
Ao longo de toda a operação comercial no sábado, a Linha 9-Esmeralda da ViaMobilidade terá o trecho entre as estações Morumbi e Berrini atendido pelos ônibus gratuitos do sistema Paese, nos dois sentidos.
Alterações Marginal Pinheiros
A partir das 21h da sexta-feira, a pista expressa, sentido Castelo Branco, será bloqueada entre a transposição da pista expressa para a local, na altura da Rua Engenheiro Mesquita Sampaio, e a Ponte Otávio Frias de Oliveira (Ponte Estaiada). Também será fechada a transposição da pista local para a expressa na altura da Avenida João Doria. Os bloqueios vão até às 4h do domingo (14) e os motoristas podem usar a pista local como alternativa.
Implantação da Linha 17-Ouro
Com as obras de construção retomadas em setembro passado, a implantação da Linha 17-Ouro ocorre com cerca de mil pessoas envolvidas nos trabalhos de acabamento e ajustes das estações, fabricação e lançamento de vigas no Pátio Água Espraiada, além da instalação de infraestrutura de sistemas e cabeamentos de alimentação elétrica. Em paralelo, os trens são fabricados na China e a primeira unidade chegará ao Brasil neste ano. A meta é concluir a obra civil em 2025, permitindo o avanço para a instalação e testes dos sistemas de sinalização e controle de trens para a abertura da linha em 2026. Quando pronta, a linha vai ligar o Aeroporto de Congonhas à estação Morumbi (Linha 9-Esmeralda) em 6,7 km de extensão e 8 estações.