Prefeitura de SP obtém autorização para implantar mais 120 km de Faixa Azul
Estrutura é uma das apostas da gestão municipal para aumentar a segurança dos motociclistas
- Data: 11/04/2024 13:04
- Alterado: 11/04/2024 13:04
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Crédito:Prefeitura de São Paulo
A Prefeitura de São Paulo foi autorizada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) a iniciar a ampliação de mais 120 km do projeto-piloto da Faixa Azul em mais 28 vias. A Faixa Azul é uma das apostas da gestão municipal para aumentar a segurança dos motociclistas, ao mesmo tempo em que garante a agilidade necessária para os deslocamentos.
“Recebemos semana retrasada a autorização para complementar os 200 km. Hoje a gente tem 80 km de Faixa Azul e vamos completar agora com mais 120 km, chegando até o final do ano com 200 km de Faixa Azul. Isso sim é política pública importante. Não multamos ninguém e o resultado é efetivo. Não tivemos nenhum óbito e é isso que a gente quer”, disse o prefeito Ricardo Nunes nesta quinta-feira (11) ao anunciar a retomada da ampliação das Faixas.
A Faixa Azul é baseada em dois princípios de segurança: Visão Zero e Sistemas Seguros. Na Visão Zero, nenhuma morte no trânsito é aceitável e, nos dois anos de projeto, nenhuma morte foi registrada nos trechos direcionados para os motociclistas. Já o Sistema Seguro evita que os erros dos diferentes usuários do viário possam ocasionar ocorrências graves ou mortes.
Por não estar prevista no Código Nacional de Trânsito (CTB), a nova proposta de sinalização precisa do aval da Senatran para ser implantada de maneira experimental, para que avaliações sobre o desempenho pudessem ser realizadas e acompanhadas pelo órgão federal.
Próximos trechos previstos para receber a sinalização:
Estrada de Itapecerica;
Avenida Senador Teotônio Vilela;
Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Melo
Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira;
Avenida Inajar de Souza;
Avenida do Cursino;
Avenida Jornalista Roberto Marinho;
Avenida Escola Politécnica;
Rua Vergueiro;
Eixo Norte/Sul (sentido Santana);
Avenida Santos Dumont (trecho da zona norte);
Avenida Braz Leme;
Rua Santa Eulália;
Elevado Presidente João Goulart;
Avenida Doutor Gastão Vidigal;
Avenida Aricanduva;
Túnel Ayrton Senna I;
Avenida Doutor Ricardo Jafet;
Avenida Prof. Abraão de Morais;
Complexo Viário Maria Maluf;
Avenida Pres. Tancredo Neves;
Avenida Salim Farah Maluf;
Avenida Gov. Carvalho Pinto
Avenida Dom Helder Câmara
Avenida Calim Eid;
Avenida Eliseu de Almeida;
Avenida Pirajussara;
Rua Sapetuba
Projeto-Piloto da Faixa Azul
Atualmente, a frota de motos da cidade de São Paulo é de 1,3 milhão de unidades em circulação e para reduzir o número de acidentes graves e óbitos de motociclistas, a CET criou o projeto que trouxe mais segurança aos motociclistas, mesmo mantendo o compartilhamento do viário com os veículos e ônibus, sem segregação de espaços.
O projeto, criado por profissionais da Companhia, das áreas de Segurança Viária, Sinalização, Planejamento e Projetos, construíram um projeto-piloto, inspirado em experiências da Malásia, de Copenhagen e de cidades australianas. O objetivo foi reorganizar o espaço viário.
Autoridades de trânsito do México e dos estados brasileiros Bahia e Rio Grande do Sul vieram conhecer o Faixa Azul. Recentemente, o projeto foi apresentado na Espanha durante conferência internacional de segurança para motos.
Prêmio Senatran 2022
Em 8 de dezembro de 2022, em Brasília, a CET de São Paulo foi laureada com o 1º lugar na Categoria VIII – Órgãos Integrantes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) dos Municípios do Prêmio Senatran 2022, cujo intuito é contribuir com a Nova Década Mundial de ações para Segurança no Trânsito. A conquista é um reconhecimento à qualidade do projeto-piloto da Faixa Azul, implantado nas avenidas 23 de Maio e dos Bandeirantes para reduzir acidentes e mortes de motociclistas.