Visitação à instalação Bethânia e as palavras tem distribuição de senhas aos finais de semana
Ocupação Maria Bethânia permanece em cartaz até o dia 9 de junho
- Data: 11/04/2024 10:04
- Alterado: 11/04/2024 10:04
- Autor: Redação
- Fonte: Itaú Cultural
Ocupação Maria Bethânia
Crédito:Divulgação - Itaú
Devido à alta visitação, aos finais de semana, o Itaú Cultural passou a organizar filas de espera para a instalação audiovisual Bethânia e as palavras, localizada no 1°andar. Com 60 lugares para acolher o público, a obra, que integra a Ocupação Maria Bethânia, apresenta um vídeo em looping, com duração de 80 minutos.
Para atender a demanda com maior comodidade para todos, os visitantes recebem senhas e são chamados para o local quando a entrada estiver liberada.
A exposição
Com curadoria do Núcleo de Curadorias e Programação Artística do IC e da diretora Bia Lessa, além de pesquisa audiovisual de Antônio Venâncio, ela é dedicada a Maria Bethânia e tem como tema Bethânia e as palavras e ocupa dois pisos do espaço expositivo da instituição.
No térreo estão em exibição 98 fotografias que flutuam pela sala suportadas por cabos de aço até a altura do público. Pendem do teto em roldanas, contrapesadas com sacos de terra que representam a de Santo Amaro e observadas na horizontal. Há todo tipo de imagem saída de arquivos diversos, que constituem um caleidoscópio no qual a vida e a obra da cantora se fundem.
O primeiro piso apresenta dois bordados criados por Bethânia – um de 80cm x 47cm, outro de 55cm x 35cm. Na sequência, o público entra em uma sala escura, preenchida com água em parte de sua extensão e exibe o audiovisual Bethânia e as palavras, resultado de ampla pesquisa feita pela curadoria do Itaú Cultural e por Antônio Venâncio, com montagem de Ana Paula Carvalho e direção de Bia Lessa.
SERVIÇO
Ocupação Maria Bethânia
Até 9 de junho de 2024
Pisos térreo e 1º do IC
Concepção e curadoria: Bia Lessa e Itaú Cultural