SP: Hospital Dia Penha 24h amplia em 159% o número de cirurgias
A alta no número de procedimentos cirúrgicos é resultado da ampliação do horário de atendimento da unidade
- Data: 10/04/2024 09:04
- Alterado: 10/04/2024 09:04
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Centro cirúrgico
Crédito:Prefeitura de São Paulo
O Hospital Dia (HD) Penha, na zona leste da capital, registrou alta de 159% no número de cirurgias de baixa e média complexidade eletivas com a ampliação do horário de funcionamento. Desde dezembro de 2023, o equipamento passou a funcionar 24 horas por dia, de domingo a domingo, impactando no número de pacientes operados, na oferta de exames e a introdução de novas especialidades.
Os números mostram que a capacidade cirúrgica passou de 125 para 324 procedimentos ao mês na unidade, que inclui cirurgia geral (inclui hérnia e vascular), ureterolitotripsia (vasectomia e cálculos renais), ginecológica com laqueadura e “sling”, cirurgia pediátrica (acima de um ano de idade), ooforectomia/ooforoplastia (procedimentos cirúrgicos para a remoção de um ou ambos os ovários) e salpigectomia (cirurgia para a retirada das trompas uterinas).
Coordenada pelo Departamento de Atenção Especializada (DAE) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), responsável pelos HDs, a estratégia 24h contempla ainda outros 11 equipamentos, de um total de 17 na capital. A iniciativa faz parte do programa Avança Saúde SP, com o objetivo de otimizar a utilização da estrutura cirúrgica dos HDs, reorganizando o fluxo de atendimento do município e agilizando a demanda nos demais hospitais, que devem se encarregar das cirurgias de maior complexidade ou de pacientes com estado mais grave de saúde.
De acordo com Vagner Serafim de Deus, gerente de saúde do HD Penha 24h, o resultado colabora para ampliar a linha de cuidados e dinamizar o acesso ao serviço. “A assistência que é prestada ao paciente permite que ele realize procedimentos diagnósticos e cirúrgicos num só lugar. A agilidade no atendimento tem colaborado também para acelerar a realização de procedimentos em algumas especialidades, como é o caso de pacientes que necessitavam de uma cirurgia de laqueadura ou exame de colonoscopia (com preparo) e puderam ser atendidos”, avalia Serafim.
Outro ponto é que o funcionamento 24h permite prolongar a execução dos procedimentos cirúrgicos para o paciente poder se recuperar no próprio HD. “Com a flexibilização de horários, é possível realizar procedimentos cirúrgicos após as 19h. O paciente tem tempo de recuperação pós-anestésica ao longo da noite para receber alta no dia seguinte, dinamizando o funcionamento do centro cirúrgico para novas vagas”, complementa o gerente.
Nos HDs 24h, as cirurgias são realizadas conforme critérios de prioridade clínica e cronológica. A análise é individual e os casos considerados urgentes são priorizados nas agendas reguladas. Para ter acesso aos serviços é necessário que o paciente procure uma das 471 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital, que será encaminhado conforme a sua necessidade e especialidade.
Ampliação e introdução de exames/especialidades
A estrutura do HD Penha 24h é referência para outros territórios, oferece 20 especialidades ambulatoriais e 25 tipos de exame. Com a ampliação do horário, uma das novidades é a oferta da especialidade de neuropediatria, que conta agora com 24 horas semanais de atendimento a crianças com alterações neurológicas. A partir de abril, das 19h às 22h, a população também terá acesso a 32 exames mensais de nasofibrolaringoscopia com biópsia.
“O HD é visto como um lugar cirúrgico, mas temos muitas especialidades ambulatoriais com carga horária robusta. É praticamente um serviço misto para a população. Com a oferta de neuropediatria, por exemplo, passamos a atender uma alta demanda de crianças do território que não tinham referência para essa especialidade”, explica a Dra. Camilla Marchetti Augusti, gerente médica assistencial do HD Penha 24h.
Confira, abaixo, os serviços que foram ampliados e introduzidos:
Ampliação de exames
Colonoscopia/Endoscopia: de 378 para 482 exames/mês
Ecocardiograma adulto: de 377 para 430 exames/mês
Ultrassonografia geral: de 2.318 para 2.858 exames/mês
Introdução de novos exames
Ecocardiograma fetal: 430 exames/mês
Eletroneuromiografia: 200 exames/mês
Estudo urodinâmico: 128 exames/mês
Audiometria: 120 exames/mês
Otoneuroneulógico (teste vestibular): 60 exames/mês
Especialidades
Cardiologia: de 72h para 96h/semana
Proctologia: de 24 para 48h/semana
Reumatologia: de 12h para 36h/semana
Vascular: de 34h para 46h/semana
Urologia: de 36h para 48h/semana
Neuropediatria: 24h/semana