DER transfere gestão das obras de duplicação da Estrada do M´Boi Mirim para Prefeitura de SP
Contrato assinado terça-feira (26) inclui repasse de R$ 330 milhões para custear serviços de melhorias em trecho urbano de 6,3 quilômetros
- Data: 03/04/2024 10:04
- Alterado: 03/04/2024 10:04
- Autor: Redação
- Fonte: DER
Crédito:DER
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), vinculado à Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), e a Prefeitura de São Paulo assinaram, nesta terça-feira (26), contrato de transferência da gestão das obras de melhoria e duplicação da Estrada do M´Boi Mirim (SP 214) para a administração municipal.
A razão da transferência é que a prefeitura paulistana tem melhores condições de gerir o trecho da obra em uma região populosa como a do M´Boi Mirim, de cerca de 2 milhões de moradores e cuja ocupação requer expertise e proximidade para conduzir as desapropriações necessárias mitigando os transtornos aos moradores e comerciantes locais.
Pelos termos do acordo, o DER repassará R$ 330 milhões à prefeitura, que terá a responsabilidade de concluir as obras no trecho localizado na cidade de São Paulo, incluídas as desapropriações previstas para a conclusão da obra.
O contrato abrange as obras de duplicação e melhorias da Estrada do M´Boi Mirim, no trecho compreendido entre o Terminal Jardim Ângela e a Av. dos Funcionários Públicos, com extensão de 5,1 quilômetros. E recuperação da pista e melhorias entre a Av. dos Funcionários Públicos e a Rua Humberto Marçal, com extensão de 1,2 quilômetro, também no município de São Paulo.
Até aqui, o DER finalizou as obras em um trecho de 1,8 quilômetro da SP 214 e finalizou o cadastro de imóveis passíveis de desapropriação. O prazo previsto para conclusão das obras é de 18 meses, porém poderá ser readequado, conforme as necessidades da prefeitura.
Perfil da estrada
Uma das principais e mais longas avenidas da cidade de São Paulo, a Estrada do M’Boi é também uma das vias mais antigas da capital, reconhecida pela importância para o transporte e a logística da Zona Sul paulistana, com volume diário médio de quase 10,8 mil veículos, entre o bairro do M´Boi Mirim e as regiões mais próximas do centro paulistano.