O crescimento do mercado nacional da vaidade
Brasil é o terceiro maior mercado global de produtos HPC, tendo gasto US$ 42 bilhões no ano passado, segundo a Abihpec
- Data: 15/05/2013 11:05
- Alterado: 15/05/2013 11:05
- Autor: Redação
- Fonte: Versátil
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O aumento dos empregos formais e a ascensão da mulher no mercado de trabalho foram importantes para o aumento de venda desses itens
Em pesquisa realizada pelos associados da Abradilan, a nova classe média brasileira representa o maior número de consumidores de produtos de beleza
Os brasileiros já estão entre os maiores consumidores de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos do mundo. Com isso o Brasil alçou-se ao posto de terceiro maior mercado global de produtos HPC, estando atrás somente dos Estados Unidos e Japão, tendo gasto US$ 42 bilhões em 2012, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – Abihpec.
O crescimento do mercado nacional da vaidade também é sentido nos negócios, é o que mostra a enquete realizada pela Associação Brasileira dos Distribuidores dos Laboratórios Nacionais – Abradilan (www.abradilan.com.br) junto aos seus associados sobre as projeções de vendas para este ano, chegando aos seguintes resultados:
Percentual de associados |
Projeção de crescimento nas vendas de HPC em 2013 |
41,70% |
Até 10,0% |
25,00% |
De 11 à 20,0% |
26,70% |
De 21 à 30,0% |
0,00% |
De 31 à 40,0% |
26,70% |
Acima de 40,0% |
As vendas nesse setor têm apresentado forte expansão, podendo ser justificada pela crescente demanda por consumidores de todas classes econômicas, em especial a camada emergente da população, que passou a integrar novos produtos na cesta de itens de consumo. Diante disso, os associados da Abradilan, passaram também a investir cada vez mais nessa área para atender todas as farmácias e drogarias que também tem ampliado os seus investimentos nas áreas de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos.
A nova classe média brasileira representa o maior percentual de consumidores de produtos de beleza. Segundo Geraldo Monteiro – diretor executivo da Abradilan “o aumento dos empregos formais e a ascensão da mulher no mercado de trabalho foram fatores que contribuíram para que homens e mulheres da classe C investissem mais na compra desses itens. Além disso, o consumo desses produtos deixou de ser exclusividade das mulheres, e com isso, já é possível notar que cada vez mais homens, jovens e até mesmo crianças consomem mais esses produtos”.
Na área de cosméticos e dermocosméticos, produtos para o corpo e de tratamentos estéticos, várias marcas estão em busca de apresentar, cada vez mais, novidades ao mercado. Por conta do aumento dos gastos dos brasileiros em higiene e beleza, essas novidades têm atraído muitos investimentos por parte das empresas destes segmentos.
Os associados regionais da Abradilan visitam 85% das cidades do Brasil, e atendem atualmente 78% das 72,7 mil farmácias e drogarias situadas no Brasil, sendo elas, 80% na região Sudeste, 74% na região Sul, 81% no Nordeste, 84% no Centro-Oeste e 54% no Norte do país.