SP passa a ofertar curso on-line sobre paternidade responsável de forma permanente
Basta se inscrever e começar a participar da atividade gratuita, destinada a servidores públicos, que conta com 13 horas de atividades e possibilita que os concluintes prorroguem sua licença de seis para 20 dias
- Data: 13/02/2024 14:02
- Alterado: 13/02/2024 14:02
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Imagem ilustrativa
Crédito:Marcelo Camargo/Agência Brasil
Os servidores públicos que vão se tornar pais, independente de gênero, ou simplesmente desejam adquirir conhecimento de como cuidar de uma criança de forma saudável, presente e participativa, agora podem se inscrever e já começar a assistir às aulas do Curso de Educação a Distância de Paternidade Responsável da Prefeitura de São Paulo. Antes, para participar da preparação, era preciso aguardar a formação de turmas.
Lançado em 2021, composto por 13 horas de atividades on-line e totalmente gratuito, o curso passou a ser ofertado de forma imediata e permanente, por meio da plataforma Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo (EMASP). Basta fazer o cadastro e começar a participar. Mais de duas mil pessoas já assistiram às aulas. A atividade possibilita que os concluintes prorroguem sua licença paternidade ou licença parental de seis para 20 dias.
Conteúdo
Recentemente atualizada, a formação pode ser concluída em 30 dias e é dividida nos seguintes módulos: Conceitos Básicos sobre Paternidade; Primeira Infância; Planejamento Familiar e Reprodutivo; Pré-Natal e Gestação; Parto, Nascimento e Puerpério; Amamentação, Higiene e Puericultura Afetiva; Serviços Públicos, Vacinação e Segurança; Paternidades Diversas e Igualdade de Gênero.
O Curso Paternidade Responsável compõe a meta n° 4 do Plano Municipal pela Primeira Infância 2018-2030: “Ampliar o envolvimento das famílias e da sociedade na valorização dos cuidados e vínculos na primeira infância”, dentro do eixo-estratégico II: “Garantir a todas as crianças na primeira infância educação, cuidados e estímulos que contribuam para seu desenvolvimento integral”.