Museu Casa de Portinari traz oficina “Meu Doguinho Caramelo” e show com ilusionista
Esplanada do museu também é palco de jogos e recreação nos últimos dias do mês das férias
- Data: 25/01/2024 15:01
- Alterado: 25/01/2024 15:01
- Autor: Redação
- Fonte: Museu Casa de Portinari
O Batelô
Crédito:Divulgação/Museu Casa de Portinari
O cachorrinho sem raça definida na cor caramelo já é um verdadeiro símbolo nacional. Atento à fascinação que o bichinho provoca no brasileiro, o Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em Brodowski (SP), promove uma oficina que ensinar a fazer um fantoche do personagem com materiais recicláveis.
Além disso, um show de ilusionismo acontece no domingo, com a promessa de encantar o público em um fascinante jogo de mistério com a participação dos adultos e crianças presentes na esplanada da instituição. Recreação e muita arte também fazem parte da agenda dos próximos dias – confira!
Oficina “Meu Doguinho Caramelo”
Nessa oficina, educadores ensinam a confeccionar um fantoche de um personagem bem característico para os brasileiros: o cachorro caramelo. A ideia é construir o brinquedo com materiais recicláveis e pensar sobre a importância da reciclagem em nosso cotidiano, além de oferecer momentos lúdicos e de aprendizagem.
Data: 27 de janeiro (sábado)
Horário: às 10h e às 15h
Gratuito
Ilusionista – O Batelô
O personagem Batelô é um mágico que representa o princípio dos tempos, muito antes das capas e cartolas. Percorria as pequenas cidades e vilarejos com sua caravana pronto para ludibriar o público com seu jogo rápido de mãos.
O Museu Casa de Portinari recebe o ilusionista em Brodowski, que usa a esplanada da instituição para capturar a atenção das pessoas que se reúnem em frente ao local no fim de semana. Seus números são clássicos jogos de prestidigitação e estimulam o público a participar das ilusões. É uma atividade perfeita para todas as idades e promove uma ótima oportunidade de entrar em contato com o mundo da mágica.
Data: 28 de janeiro (domingo)
Horário: às 15h30
Gratuito
Férias no Museu – oficina de telefone sem fio
A oficina de telefone sem fio faz parte da programação de Férias no Museu. Nesta ação, os educadores do Museu Casa de Portinari convidam os participantes a construírem telefones sem fio com o uso de copos de papel e barbante.
Telefone sem Fio é uma brincadeira popular realizada em grupo, em que uma frase é repetida ao ouvido de um participante, que repetirá para o próximo participante até que, um a um, essa mensagem chegue ao último integrante do grupo, que deve contá-la em voz alta para conferência. A dinâmica envolve concentração e memória.
Data: 31 de janeiro (quarta-feira)
Horário: às 10h e às 15h
Gratuito
Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 9h às 18h; às quartas-feiras, o horário é estendido até às 20h.
Entrada: gratuita
Endereço: Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro, em Brodowski (SP).