EJA EAD é oportunidade para Jovens e Adultos que não concluíram a educação básica
Mais de 40% da população, entre 15 e 29 anos, abandonou os estudos pela necessidade de trabalhar, aponta PNAD
- Data: 04/01/2024 11:01
- Alterado: 04/01/2024 11:01
- Autor: Redação
- Fonte: SESI-SP
Crédito:Adriana Horvath
O último relatório da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua: Educação 2022 mostrou que o abandono escolar cresceu entre os jovens do país. Em 2022, o Brasil tinha 49 milhões de pessoas de 15 a 29 anos de idade, sendo que, entre essas, 29% não estavam estudando. Segundo o relatório, o principal motivo (40,2%) foi a necessidade de trabalhar.
Neste cenário, estudar a distância, por meio de uma plataforma online, é uma solução flexível e prática para conciliar estudos e trabalho. A Nova EJA do Sesi-SP, que contempla o Ensino Fundamental Anos Finais (do 6º ao 9º ano) e o Ensino Médio (do 1º ao 3º ano), terá a sua primeira turma na modalidade EAD, com início das aulas em março.
Outra novidade do Sesi-SP para 2024 é a EJA Profissionalizante. Além da educação básica, os alunos podem ter uma certificação profissional, por meio de um dos cursos do SENAI-SP oferecidos para este programa. É mais uma oportunidade de qualificação para esta parcela da população.
Os alunos terão 80% do conteúdo no ambiente virtual e 20% em encontros presenciais, em escolas do Sesi-SP e Senai-SP no estado. As inscrições estão abertas para os interessados que podem ser inscrever no site do Sesi-SP até o dia 22 de fevereiro. Ambos os programas são gratuitos.
De acordo com Rita Figueiredo, Supervisora Educacional do Sesi-SP, a modalidade EAD proporciona uma oportunidade valiosa, pois permite que o aprendizado ocorra no ritmo do aluno, de forma flexível e adaptada a própria rotina. “Esta abordagem não apenas facilita o acesso à educação, mas também possibilita que os estudantes conciliem seus estudos com suas responsabilidades diárias, sejam elas profissionais ou familiares. Acreditamos que a educação é uma ferramenta poderosa para a transformação social e para a construção de um futuro melhor”, disse Figueiredo.
Mais vantagens para o estudante
Redução de custos: Frequentemente, os custos associados à EJA EAD são menores do que os da educação presencial, pois não há gastos com transporte ou materiais físicos.
Acesso a partir de qualquer local: A modalidade a distância elimina a necessidade de deslocamento para frequentar aulas presenciais, possibilitando o acesso ao conteúdo de qualquer lugar com acesso à internet.
Autonomia no aprendizado: Os alunos têm controle sobre o ritmo e a forma de aprendizado, podendo revisar materiais, assistir às aulas e realizar atividades de acordo com suas necessidades.
Atualização profissional: Os adultos que buscam melhorar suas qualificações podem se beneficiar da EJA EAD para adquirir novos conhecimentos e habilidades sem interromper suas atividades profissionais.
Suporte técnico e tutoria: A Nova EJA e a EJA Profissionalizante, pela característica dos programas EAD, oferecem suporte técnico e acompanhamento por parte de tutores, o que pode facilitar o aprendizado e a resolução de problemas relacionados ao ambiente virtual de aprendizagem.
Serviço:
Inscrições em sesisp.org.br/educacao-eja ou, em caso de dúvida, entrar em contato pelos telefones disponíveis:
Telefone: 0800 876 8894 | WhatsApp: (11) 98125-6775 – Horário de atendimento: das 8h às 17h – de segunda a sexta-feira.