Alunos da Etec de Ituverava criam sacola de amido de milho
Proposta dos estudantes é criar um produto capaz de substituir plásticos convencionais; para criação do protótipo foram necessários três meses de pesquisa e nove testes
- Data: 26/12/2023 14:12
- Alterado: 26/12/2023 14:12
- Autor: Redação
- Fonte: CPS
Crédito:Roberto Sungi
Com a constante busca por soluções sustentáveis para preservação do meio ambiente, os alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) Prof. José Ignácio Azevedo Filho, de Ituverava, criaram uma sacola biodegradável a partir do amido de milho. O projeto é fruto de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), em que foram necessários três meses de pesquisa e nove testes para que o grupo de estudantes do curso técnico em Química formado por José Agostinho Pereira Neto, Matheus Cristiano da Silva Custódio, Sérgio Luis Fernandes Coimbra Junior e Vinícius Pereira de Almeida Ribeiro, conseguisse criar o protótipo.
“As sacolas de plástico comum são fontes não-renováveis e causam impactos ambientais que perduram por séculos. Já as de bioplástico são renováveis e biodegradáveis, elas se decompõem mais rápido no meio ambiente diminuindo o impacto negativo”, explica o aluno José Agostinho.
Com grande impacto no meio ambiente, o plástico comum é uma das principais fontes de poluição e pode levar até 500 anos para se decompor. O principal objetivo do grupo foi criar um produto capaz de substituí-lo em nível mundial, começando pelas sacolas plásticas.
“Ver o sucesso desse projeto valida nosso método de ensino e a importância de inspirar e guiar nossos alunos. Nosso desejo é que tenhamos reconhecimento e investimento para a continuação deste trabalho”, pontua o professor de Desenvolvimento de TCC em Química e orientador do projeto, Arthur Henrique Colmanette Júnior.