SP inaugura Vilas Natalinas e árvore tecnológica no Viaduto do Chá

Espaços montados em várias regiões da cidade terão shows musicais de artistas famosos, além de pista de patinação no gelo e praça de alimentação com food trucks

  • Data: 15/12/2023 07:12
  • Alterado: 15/12/2023 07:12
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo
SP inaugura Vilas Natalinas e árvore tecnológica no Viaduto do Chá

ABERTURA DO NATAL ILUMINADO

Crédito:PAULO GUERETA/SECOM

Você está em:

Inauguradas nesta quinta-feira (14), as Vilas Natalinas espalhadas por toda a cidade concentram uma serie de atrações para quem mora ou visita a capital. De pista de patinação no gelo, passando por festival de foodtruck e calendário de shows que inclui artistas como Elba Ramalho, Roupa Nova, entre outros, a cidade ganhou ainda mais luzes dentro do Festival de Natal, que vai até o dia 25 de dezembro.

Na região central, quem atravessar o icônico Viaduto do Chá vai se deparar com duas grandes instalações tecnológicas. Uma delas é a árvore de Natal em frente ao prédio da Prefeitura, com diferentes projeções em LED. Ali do lado, na Praça do Patriarca, enormes bolas totalmente iluminadas parecem flutuar sobre quem passa pelo local, deixando a região ainda mais atraente e instagramável.

Outra atração é o balé vertical, que se apresenta duas vezes por dia com acrobacias aéreas na fachada do Edifício Matarazzo, sede da administração municipal. Um presépio vivo também reforça o ambiente natalino no centro histórico da maior cidade do país.

“A nossa fala é de gratidão neste período tão importante, que é o mês do Natal. Só desejamos que cada um seja contaminado por toda essa beleza, pelo espírito natalino, pelo momento de fraternidade, de compaixão e de amor. Que a nossa cidade possa ser um pouco do que é o Instituto Baccarelli, de oportunidades, com cultura e harmonia, com paz e esperança”, disse o prefeito Ricardo Nunes após apresentação emocionante da orquestra e coral Heliópolis, do Instituto Baccarelli, durante a abertura do Natal Iluminado.

Com tecnologia de última geração, os efeitos visuais da árvore de Natal poderão ser vistos também durante o dia. As instalações foram desenvolvidas pelo diretor de arte e cenógrafo Zé Carratu, membro da primeira geração do graffiti no Brasil (os Tupys), também responsável pelo visual de exposições como as do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

“Achei linda, nunca tinha visto e gostei muito”, disse a agente ambiental Ligia Oliveira, 41 anos, moradora do Anhagabaú, ao lado da filha Ana Clara, que ficou encantada com a árvore toda colorida.

“O Festival de Natal de São Paulo terá as dimensões que a cidade de São Paulo merece. Teremos diversas ativações no Centro Histórico da cidade, uma área em que estamos atuando ao longo do ano para oferecer aos moradores e turistas uma experiência rica em cultura, gastronomia e história. Além disso, teremos Vilas de Natal nas zonas leste, sul e norte, proporcionando uma oferta de atividades para as famílias aproveitarem toda a magia que o Natal sem precisar de grandes deslocamentos”, explicou o secretário municipal de Turismo, Rodolfo Marinho.

Além da árvore tecnológica, o público também poderá conferir uma grande performance artística que acontecerá duas vezes por dia no Centro Histórico: um espetáculo de balé vertical, que se apresenta com acrobacias aéreas na fachada do Edifício Matarazzo, finalizando em uma formação de presépio vivo.

“O Natal Iluminado nos lembra que, no dia 25 de dezembro, uma grande luz brilhou para a humanidade e é por isso que é costume, nesse período, iluminar a casa de modo diferente. É uma luz que todos nós precisamos, para clarear nossos caminhos, nossas escolhas e para que a humanidade encontre a paz, a superação dos conflitos“, disse o Arcebispo Metropolitano de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer.

Vilas de Natal

Ao todo, a cidade contará com quatro vilas natalinas. Cada vila contará com decoração temática, árvore de Natal, Papai Noel, pista de patinação no gelo, praça de alimentação com food trucks, e palco para apresentações musicais. Os espaços terão acesso livre e gratuito, divertindo toda a família. Veja a programação completa aqui.

“Colocamos a cidade bem bonita para as pessoas poderem curtir São Paulo iluminada e decorada em um trabalho conjunto entre a Prefeitura, Governo do Estado e as Organizações Sociais, com as entidades, para que todos se contagiem com esse espírito natalino de paz, amor e confraternização”, disse Ricardo Nunes.

A inauguração da Vila Natalina no Centro montada na Praça da Sé foi com o show da dupla sertaneja Fernando & Sorocaba. No sábado, é a vez de Solange Almeida animar o público, a partir das 20h. Outros artistas como Netinho de Paula e Luciana Melo passam pelo mesmo palco na Praça da Sé ao longo da semana.

“Música e Natal têm tudo a ver e com essa programação eclética queremos atrair um público diverso para conhecer toda a estrutura da Vila Natalina que a Prefeitura de São Paulo montou, pois é uma experiência imersiva para toda a família” afirma o Secretário Municipal de Turismo, Rodolfo Marinho.

Morador da Vila Nova Cachoeirinha, na Zona Norte, o jardineiro Ubiraci Barista Damásio, 46 anos, foi curtir o show na Praça da Sé com a esposa Adriana e os filhos Luis Henrique (3 anos), Petrick Iego (8 anos) e Diogo (11 anos).

Na Zona Norte, a estrutura estará montada na Vila Maria e contará com shows de Luiza Possi, Elba Ramalho, Rastapé e Sampa Crew. Na Zona Leste, em Artur Alvim, acontecem apresentações de Katinguelê, Roupa Nova e Roberta Miranda. E na Zona Sul, no Parque da Água Espraiada sobem ao palco o sambista Diogo Nogueira, Tierry e Ferrugem. Todas as apresentações são gratuitas, sem a necessidade de retirada de ingressos antecipados.

“Esta é a minha primeira vez aqui na Vila e em uma pista de paginação de gelo. É um pouco escorregadia, mas achei muito legal. Voltarei mais vezes”, disse a universitária Heloisa de Araújo, 19 anos, moradora de Ferraz de Vascocelos.

Natal Iluminado

Como parte das ações, a Prefeitura, em parceria com a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), promove o Natal Iluminado de 2023. A iniciativa já faz parte do calendário natalino e celebra o período com decorações e eventos gratuitos concentrados no Centro Histórico.

“Estamos entusiasmados em trazer nosso Natal Iluminado, que acontece de forma muito especial. Será o maior evento de todos os anos, com diversas atrações e um cuidado especial para as decorações no Centro, uma forma de valorizar e trazer público para a região”, afirma Roberto Mateus Ordine, presidente da Associação Comercial de São Paulo. “Vamos celebrar o espírito natalino e a vida, por meio de um projeto muito bonito e emocionante“, completa.

Centro Histórico decorado

O Centro Histórico ganhará decoração em vários pontos. No perímetro formado pelas Ruas Boa Vista, Líbero Badaró e Benjamin Constant, haverá um corredor com linhas aéreas iluminadas. O Largo do Café terá Papai Noel e árvores gigantes, além de neve artificial. Na Praça do Patriarca, um trenó gigante com renas e presépios.

A Praça Antônio Prado, que fica em frente ao Farol Santander, receberá um conjunto de bolas gigantes, renas iluminadas, árvores iluminadas, bancos para descanso e caixas de presente gigantes. No Largo da Misericórdia, perto da Praça da Sé, haverá um pórtico em formato de estrela iluminado, banco de madeira, árvore pinheiro suíço, caixas de presentes gigantes.

Festival Gastronômico

Nesta edição, 61 estabelecimentos da região central foram convidados para criar um cardápio ou menu típicos desta época do ano, realizando decoração natalina no estabelecimento.

Entre os estabelecimentos participantes estão Água na Boca, Alcachofra Natural, Aroma e Sabor, Badaró Art Café, Bar do Cofre, Bar do Urso, Bom Gosto, Bombacafé, Boteco Central, Bovinus, Burger King, Cacau Show, Café Brasil, Café Canelinha, Café Capítulo 1, Café Girondino, Café Girondino CCBB, Cafeteria Gosto de Grão, Caffé Latte, Caffé Latte Piccolo, Cama e Café São Paulo, Casa Godinho, Central Beirute, entre outros.

Ônibus iluminados gratuitos

Uma equipe de guias de turismo está orientando o público que embarcar nos ônibus como trajeto natalino. Ao todo, 133 guias de turismo auxiliam na organização das filas de embarque e informações gerais sobre o festival. Os passeios são gratuitos e ocorrem nos dias 09, 10, 16 e 17 de dezembro, das 18h às 20h.

As saídas acontecem do Metrô Vila Matilde (ZL), Parada Inglesa (ZN), Praça Charles Miller (ZO) e Shopping Interlagos (ZS). O destino é o Parque Ibirapuera, com uma parada na Praça da Sé.

Visitação das Vilas Natalinas:

De 14 a 25 de dezembro, das 11h às 15h e das 17h às 22h.
Dia 24 – das 11h às 17h (sem intervalo).
Dias 18 e 20 não haverá.

Endereço das Vilas Natalinas

Centro – Praça da Sé.
Zona Norte – Estacionamento do Banco de Alimentos – Rua Sobral Júnior, 264 – Vila Maria Alta.
Zona Leste – Praça Dilva Gomes Martines (Artur Alvim)
Zona Sul – Parque da Água Espraiada.

Confira a programação de shows no site: https://festivaldenatal.prefeitura.sp.gov.br/

Compartilhar:

  • Data: 15/12/2023 07:12
  • Alterado:15/12/2023 07:12
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados