Painel da Indústria: SP concentra 35% do Valor de Transformação Industrial nacional

Ferramenta disponibiliza de forma gratuita a série histórica de duas décadas da produção industrial do Estado e dos municípios paulistas

  • Data: 14/11/2023 14:11
  • Alterado: 14/11/2023 14:11
  • Autor: Redação
  • Fonte: Seade
Painel da Indústria: SP concentra 35% do Valor de Transformação Industrial nacional

Crédito:Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Você está em:

O Estado de São Paulo corresponde a 34,8% do Valor de Transformação Industrial (VTI) nacional. O VTI é a diferença entre o valor bruto da produção e o custo com as operações industriais.

De acordo com dados do Seade, dois segmentos da indústria paulista ampliaram a sua contribuição no VTI nacional: o setor de produtos químicos, que aumentou de 43,1% para 47,4%; e o de impressão e reprodução de gravações, que avançou de 42% para 42,3% do total nacional entre 2007 e 2021.

Painel da Indústria Paulista

O Seade disponibilizou recentemente, de forma gratuita, o Painel da Indústria Paulista. A plataforma consolida uma série histórica abrangendo quase duas décadas do Valor de Transformação Industrial que abrange 24 segmentos para os municípios do Estado. Trata-se de um completo panorama, permitindo consultas por regiões, cidades, setores, entre outros recursos.

Além do ineditismo de informações detalhadas, que podem ser extraídas por municípios e regiões compreendendo um período extenso, há também como recurso a possibilidade de comparar o VTI paulista ante os demais estados, contrapondo indicadores referentes a categorias como pessoal ocupado, produtividade e salário médio.

Para saber mais sobre o painel acesse https://industria.seade.gov.br/  

VTI

O Valor da Transformação Industrial (VTI) corresponde à diferença entre o valor bruto da produção industrial (VBPI) e o custo com as operações industriais (COI). O VBPI é a soma das vendas de produtos e serviços industriais, variação dos estoques dos produtos acabados e em elaboração, e produção própria realizada para o ativo imobilizado.

Já o COI está ligado diretamente aos custos da produção industrial, ou seja, é o resultado da soma do consumo de matérias-primas, materiais auxiliares e componentes, da compra de energia elétrica, do consumo de combustíveis e peças e acessórios; e dos serviços industriais e de manutenção e reparação de máquinas e equipamentos ligados à produção prestados por terceiros.

Compartilhar:

  • Data: 14/11/2023 02:11
  • Alterado:14/11/2023 14:11
  • Autor: Redação
  • Fonte: Seade









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados