Longevidade é tema de palestra para profissionais de saúde
Evento faz parte das ações do Novembro Azul, mês destinado à conscientização do cuidado integral masculino e diagnóstico precoce do câncer de próstata
- Data: 09/11/2023 17:11
- Alterado: 09/11/2023 17:11
- Autor: Renata Nascimento
- Fonte: PMD
“A coragem está em se cuidar”
Crédito: André Baldini
Com a temática “A coragem está em se cuidar”, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Diadema incentiva o autocuidado e a adoção de hábitos saudáveis para melhora da qualidade de vida, não só no Novembro Azul, mês destinado a conscientização sobre câncer de próstata, como em todo o ano. Para marcar a data, o Grupo de Trabalho Humaniza SUS do Hospital Municipal de Diadema (HMD) promoveu, nesta quinta-feira (09/11), palestra “Momento de se Pensar na Longevidade Saudável”.
A atividade voltada para profissionais de saúde foi realizada no auditório HMD e abordou a importância do autocuidado e da adoção de hábitos saudáveis durante toda a vida. “O padrão de longevidade depende das escolhas de cada um. Elas têm grande importância porque determinam se o tempo será um aliado ou não”, explica o cardiologista e supervisor médico da unidade de internação do HMD, Bruno Volpato, que palestrou sobre o tema.
Alguns dos pontos abordados foram: anatomia da próstata, exames de diagnóstico, prevalência, riscos, sinais e sintomas e fatores que contribuem para a doença, campanhas temáticas de saúde e autocuidado. Além disso, ter uma alimentação balanceada, sem fumo e excesso de bebidas alcoólicas, hidratar-se bem, praticar atividade física regular, ter sono de qualidade, reduzir os níveis de estresse e manter convívio social com amigos e familiares são boas escolhas para garantir uma vida saudável ao passar dos anos.
De acordo com o cardiologista, o profissional de saúde muitas vezes, por ter longas jornadas de trabalho, acaba negligenciando o autocuidado e momentos como esse são importantes para sensibilização. “A mudança de escolhas e atitude é o foco principal para a conscientização. O intuito da palestra foi reverberar essas informações para que os participantes de sintam tocados e pensem nas expectativas e projetos daqui a 10 anos, por exemplo. Se as mudanças não ocorreram agora, não vão existir essas possibilidades no futuro”, finalizou.
Fique atento
O processo de diagnóstico de câncer de próstata envolve conhecer a história clínica dos pacientes, avaliação dos sinais e sintomas tais como dificuldade de urinar, diminuição do jato da urina, sangue na urina, histórico pregresso da doença na família e a partir destes dados iniciar investigação diagnóstica, que compreende consultas clínicas, exames laboratoriais, exames de imagem e consultas especializadas se necessário. A orientação é que o usuário procure sua Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência para que o profissional de saúde possa fazer a orientação caso a caso.
O tumor maligno de próstata representa 10,2% do total de tumores incidentes no país, ficando em terceiro lugar, atrás apenas do câncer de pele (31,3% do total de casos) e de mama feminina (10,5%), de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Ainda segundo o instituto, há estimativa de 72 mil novos casos por ano, no Brasil.