Pastoras do Rosario, Funmilayo Afrobeat Orquestra e Tuyo se apresentam na Sala Itaú Cultural
Os ingressos devem ser reservados a partir do dia 8 de novembro (quarta-feira), às 12h, pela plataforma INTI
- Data: 16/11/2023 11:11
- Alterado: 16/11/2023 11:11
- Autor: Redação
- Fonte: Itaú Cultural
Crédito:
Entre os dias 16 e 19 de novembro (quinta-feira a domingo), a Sala Itaú Cultural recebe três novas apresentações: Pastoras do Rosario, na quinta-feira, 16, Funmilayo Afrobeat Orquestra, na sexta-feira, 17, e Tuyo, no sábado e domingo, 18 e 19. As primeiras levam para o palco seu primeiro disco autoral, com sonoridade influenciada pelas congadas, moçambiques, sambas de roda e releituras de Carolina Maria de Jesus e Dona Ivone Lara. Funmilayo, formada em 2019, apresenta o show de seu primeiro disco, homônimo, lançado neste ano. Fechando a série, no fim de semana, o trio Tuyo embala a Sala IC com os hits de sua carreira, dando relevância ao disco Chegamos Sozinhos em Casa, de 2021, que rendeu uma indicação ao Grammy Latino, e ao EP Depois da Festa, de 2022.
De quinta-feira a sábado, as apresentações começam às 20h, e no domingo, às 19h. Toda a programação é gratuita e conta com tradução simultânea em Libras. Os ingressos devem ser reservados a partir do dia 8 de novembro (quarta-feira), às 12h, pela plataforma INTI https://itaucultural-eventos.byinti.com/#/ticket/.
As pastoras
As Pastoras do Rosário são um grupo formado em 2017, apenas por mulheres acima de 60 anos – Carla Lopes, Dona Margarida, Lara de Jesus, Marlei Madalena, Majestade Sol, Rainha Neuza, Sandrinha do Rosário e Wilma Ayó.
Elas são participantes do coral Igreja do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França. Localizado na Penha, zona leste de São Paulo, o lugar se tornou um polo de resistência e memória de tradições e culturas afro-brasileiras. É conhecido como um local de referência e convivência de uma comunidade que se reúne com o objetivo de preservar e difundir as raízes afrodescendentes da região.
Em outubro deste ano elas lançaram, pelo Selo Sesc, seu primeiro disco autoral, chamado Da Nebulosa ao Brilho. O trabalho tem direção geral e artística de Renato Gama e conta com um repertório musical desenvolvido especialmente para elas, com 14 composições inéditas e uma releitura de Carolina Maria de Jesus, além de participações especiais de Fabiana Cozza, Izzy Gordon, Lia de Itamaracá, Luedji Luna, Carlos Casemiro, Sérgio Pererê, Tita Reis e Jongo de Guaianás.
O repertório do show no IC é composto por Libertador, Contas do Rosário, Mãe Preta, Neguinha Sim, Lamento, Mulher um fato, Não Abra a Porta, Que pano é esse, Nascedouro, Constelar, Com Cerveja e Até a Lua. No palco, elas contam com Ronaldo Gama, no contrabaixo, Ravi Landim, no violão, Léo Carvalho, na bateria, Jhony Guima, na percussão, e Sisá e Giba Jet, na percussão.
Funmilayo
A Funmilayo Afrobeat Orquestra lançou no ano passado seu primeiro disco, homônimo, fruto de projeto contemplado pelo edital Rumos Itaú Cultural 2019/2020. O nome da banda, formada em 2019, é uma homenagem à Funmilayo Anikulapo Kuti, pioneira na luta das mulheres nigerianas por liberdade, direito de voto e justiça social. Partindo do afrobeat como principal influência, a banda apresenta composições coletivas inspiradas pela trajetória artística e intelectual de mulheres negras brasileiras, somadas às experiências particulares de cada integrante.
O álbum, que será apresentado no IC, mistura afrobeat, a musicalidade brasileira afrodiaspórica e letras que provocam reflexões sobre a sociedade. Formado por 11 mulheres negras, Funmilayo é composto por AfroJu Rodrigues, na percussão e voz; Ana Goes, no sax tenor e voz; Bruna Duarte, no baixo; Jasper Okan, na guitarra e voz; Larissa Oliveira, no trompete e voz; Priscila Hilário, na bateria e voz; Rosa Couto, na voz e flauta; Stela Nesrine, no sax alto e voz; Sthe Araújo, na percussão e voz; Tamiris Silveira, no teclado e voz, e Vanessa Soares, na dança. Estão no repertório Orí, Manifesto, Fruta-semente, Wikipreta, Luvemba, Foz, Ondina, Para e respira, Vazante de verão e Negração.
Tuyo
O trio, Liu Lay e Machado, que compõem a banda Tuyo, propõe um passeio sonoro pelo pop, house, synthpop e afropop, entre o beat eletrônico e as texturas acústicas. No IC eles apresentam o show Depois da Festa convidando o público para partilhar das possibilidades sonoras da banda. O show inclui no repertório os hits da banda ao longo da carreira, dando relevância ao disco Chegamos Sozinhos em Casa, de 2021, e ao EP Depois da Festa, de 2022.
O disco Chegamos Sozinhos em Casa foi o trabalho responsável por levar a Tuyo até o Grammy Latino, na categoria Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa. Eles também receberam uma indicação ao Prêmio Multishow, como Canção do Ano, com a faixa Sonho da Lay. O trio coleciona, ainda, passagens marcantes por grandes festivais, incluindo Primavera Sound Barcelona, na Espanha, Colors of Ostrava, na República Tcheca, e no South by Southwest (SXSW), nos Estados Unidos, por dois anos consecutivos, em 2021 e 2022. A estreia neste festival rendeu uma menção no jornal The New York Times, pelo crítico Jon Pareles, que avaliou o show da banda como uma das 15 melhores performances do mundo naquela edição.
O repertório do show no IC é formado por Amadurece e apodrece, Brincadeira mais engraçada do universo, Aquela Sacada, Janela, Soledad, Vidaloca, Tranquila, Trouxa, Boi, Candura, Eu sou dragão, Sem querer, Terminal, Solamento e :’(.
SERVIÇO:
Dia 16 de novembro (quinta-feira, às 20h)
Pastoras do Rosário
Capacidade: 224 lugares
Entrada gratuita
Ingressos: https://itaucultural-eventos.byinti.com/#/ticket/
Classificação: livre
Dia 17 (sexta-feira, às 20h)
Funmilayo Afrobeat Orquestra
Capacidade: 224 lugares
Entrada gratuita
Ingressos: https://itaucultural-eventos.byinti.com/#/ticket/
Classificação: livre
Dias 18 e 19 (sábado, às 20h, e domingo, às 19h)
Tuyo
Capacidade: 224 lugares
Entrada gratuita
Ingressos: https://itaucultural-eventos.byinti.com/#/ticket/
Classificação: livre