Novo viaduto e feira literária movimentam economia e turismo de Ribeirão Pires
Feira de Livros e início das obras do viaduto estaiado são ações desta semana que devem movimentar a economia e o turismo em Ribeirão Pires
- Data: 26/10/2023 18:10
- Alterado: 26/10/2023 18:10
- Autor: Rodilei Morais
- Fonte: ABCdoABC
Crédito:Rodilei Morais/ABCdoABC
Às vésperas da segunda edição da FLIRP, Feira Literária de Ribeirão Pires, o prefeito Guto Volpi divulgou na última semana os investimentos recentes em mobilidade urbana e cultura que devem movimentar o turismo e a economia da cidade nos próximos meses. O grande destaque é o viaduto estaiado que ligará o Centro Alto e o Centro Baixo do município.
Conecte as avenidas Capitão José Gallo e Prefeito Valdírio Prisco com as avenidas Santo André e Humberto de Campos, a obra conta com R$ 40 milhões de verba repassados pelo governo do estado de São Paulo. Ribeirão Pires completa a quantia com uma contrapartida de R$ 18 milhões, que serão diluídos ao longo dos três anos de obra.
A expectativa é que esse investimento traga ao município um benefício não somente na mobilidade urbana, mas também movimente ainda mais o comércio e o turismo na cidade, especialmente em seu Centro Alto.
As obras têm início neste sábado (28), mesmo dia em que se inicia a segunda edição da FLIRP.
Destaques da FLIRP 2023
A segunda edição da FLIRP acontece neste final de semana, das 9h às 19h do sábado e do domingo, nas ruas do entorno do Paço Municipal de Ribeirão Pires. O evento deste ano é dedicado à escritora Clarice Lispector, nascida na Ucrânia em 1920 e naturalizada brasileira na década de 40.
A feira celebra ainda o vínculo de cidades-irmãs entre Ribeirão Pires e Chechelnyk, cidade em que Clarice nasceu. A assinatura do termo que estreita os laços entre os municípios acontece na abertura do evento, com a Ucrânia estando presente através da Representação Central Ucraniano-Brasileira (RCUB) e da Embaixada da Ucrânia no Brasil.
A programação traz ainda, em suas mesas de discussão, a professora Svtlana Krivoruchko e Teresa Montero, biógrafa de Clarice Lispector, além do lançamento de dois títulos ucranianos inéditos no Brasil: História da Ucrânia, por Orest Subtelny, e Roksolana, de Ossep Nazaruk.
Outro destaque do sábado é a presença de Itamar Vieira Júnior, autor de Torto Arado e um dos maiores nomes da literatura brasileira contemporânea. Já no domingo, a atriz Beth Goulart, fala sobre sua atuação no monólogo Simplesmente, eu, Clarice Lispector, enquanto Markão II, Sacolinha e Eduardo Taddeo, fundador do importante grupo de rap Facção Central, debatem a relação entre Hip-Hop e literatura.
Às 18h do domingo, o evento será encerrado com um show do cantor Moacyr Franco, no Paço Municipal. A programação completa pode ser vista na página oficial da FLIRP 2023.