Com mais de 400 artistas, Circuito Sesc de Artes acontece em123 cidades do estado de SP

Bom Jesus dos Perdões, Nazaré Paulista, Francisco Morato, Itapevi, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santa Isabel, Atibaia e São Bernardo do Campo recebem um dos 12 roteiros do Circuito Sesc de Artes

  • Data: 17/10/2023 08:10
  • Alterado: 17/10/2023 08:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Sesc São Paulo
Com mais de 400 artistas, Circuito Sesc de Artes acontece em123 cidades do estado de SP

Samba de Dandara

Crédito:Nathalia Portela

Você está em:

Com uma extensa programação nas áreas de música, dança, circo, teatro, cinema, literatura, artes visuais e tecnologias, o Circuito Sesc de Artes chega a 2023 levando uma programação gratuita com espetáculos, intervenções, mediações de leitura e oficinas, às praças, ruas e parques de 123 cidades do estado de São Paulo. Realizado pelo Sesc São Paulo em parceria com prefeituras municipais e sindicatos do comércio, serviços e turismo locais, o evento reúne 75 trabalhos artísticos distribuídos em seis finais de semana entre os dias 21 de outubro e 26 de novembro. 

Fruto de uma curadoria coletiva, feita com as unidades do Sesc no estado, a escolha das atrações mostrou um olhar atento para a diversidade e a representatividade. Serão mais de 700 atividades divididas em 12 roteiros diferentes, que percorrerão municípios da Grande São Paulo, interior e litoral paulista abrangendo todas as idades e interesses.

Realizado desde 2008, o Circuito Sesc de Artes ao concentrar todas as atividades em espaços públicos, como praças e parques, que são pontos de referência em cada município, convida a população a desfrutar de uma programação diferente e vivenciar experiências únicas.

Um dos roteiros com uma série de atrações vai passar pelas cidades de Bom Jesus dos Perdões (21 de outubro), Nazaré Paulista (22 de outubro), Francisco Morato (28 de outubro), Itapevi (29 de outubro), Ribeirão Pires (4 de novembro), Rio Grande da Serra (5 de novembro), Santa Isabel (11 de novembro), Atibaia (12 de novembro) e São Bernardo do Campo (19 de novembro).

“É na confluência de ruas e sentidos, largos e praças, unindo expressões artísticas e públicos diversos, que ocorre o Circuito Sesc de Artes. Com tais iniciativas, que oferecem tanto experimentações socioculturais quanto vivências coletivas, o Sesc reitera sua atuação na difusão de conhecimentos, contribuindo assim para a ampliação de repertórios de seus públicos. E ao estimular a convivência com a diversidade de pessoas e ambientes, entendendo-a como elemento central de sociabilização, a instituição espera ainda reforçar as conexões democráticas que sustentam o tecido social”, comenta Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo.

Programação

Em artes visuais e tecnologias, Xilogravura e o grafismo indígena na fotografia é uma colaboração entre os as artistas do Ateliê Nômade, de Leme, e da fotógrafa e artista plástica Evna Moura, de Belém. Na atividade, retratos serão capturados no local e se tornarão cartazes impressos em copiadoras e decorados com blocos de matrizes entalhados com grafismos indígenas. A técnica da xilogravura, escolhida pelo grupo, é usada também para produzir a tipografia que complementa os trabalhos – e que podem ser unidos em um grande painel de lambe-lambe.

O filme Gravidade traz uma experiência de realidade virtual. Com óculos e fones de ouvido especiais, os espectadores se veem imersos na queda de dois irmãos que passam a vida em um tombo eterno. Osório vive em cima de uma geladeira e não se cansa de estudar o universo à sua volta. Benedito, mais intrépido, aproveita a vida sem muitos questionamentos. O curta tem direção de Fabito Rychter e Amir Admonie teve entreas obras selecionadas para o Festival de Cannes 2023. 

A Cia Bambuzal de Histórias (SP/BA) apresenta Jardim das palavras, uma mediação de leitura idealizada pelo grupo, formado por artistas educadores de São Paulo e Salvador. As palavras são cultivadas em um espaço lúdico e poético que favorece a formação de um elo afetivo entre a infância e a natureza. Bonecos articulados e bichinhos feitos de tecido ajudam a contar histórias como “A árvore generosa” (Shel Silverstein), “O pássaro encantado” (Eliane Potiguara), “Lin e o outro lado do bambuzal” (Lúcia Hiratsuka) e “Onda” (Suzy Lee).

A música marca presença com duas atividades. Kombossa e Beats mostra os DJs El Gato Negro e Musicultura que trazem um eclético cardápio musical que inclui ritmos brasileiros e estrangeiros, como samba, bossa nova, rock, jazz, forró, cumbia, baião, reggae e rap. 

Samba de Dandarapossui referência histórica na luta contra a escravização, a guerreira Dandara serve como inspiração para o grupo paulistano, dedicado a enaltecer e promover a resistência feminina e negra das mulheres sambistas, entre compositoras e intérpretes. Para dar voz a canções imortalizadas na história do samba e do país, com indiscutíveis raízes afro-brasileiras e indígenas, a banda também recebe as artistas Raquel Tobias e Ayô Tupinambá.

Com bonecos, máscaras e música, o espetáculo O Auto Do Negrinho,doTerreiro Encantado (SP), contauma história baseada na antiga lenda do Negrinho do Pastoreio, uma criança escravizada no Rio Grande do Sul do século XIX. De forma lúdica, inspirado na oralidade da literatura de cordel e nos tambores das congadas, a montagem procura refletir sobre as injustiças sociais e o genocídio da juventude negra, indígena e pobre hoje em dia. Além do diretor, Cleydson Catarina, o grupo é formado por artistas atuantes no movimento de cultura da periferia de São Paulo.

CENTRAL DE RELACIONAMENTO ITINERANTE 

Durante as ações do Circuito Sesc de Artes, será disponibilizada a Central de Relacionamento Itinerante, onde o público prioritário do Sesc – trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo – terá a oportunidade de realizar pela primeira vez, ou renovar, a Credencial Plena, e inserir seus familiares como dependentes. Relação de documentos necessários em sescsp.org.br/credencialplena.

Serviço:

Circuito Sesc de Artes 2023 -De 21 de outubro a 26 de novembro, sábados e domingos.

Programação completa disponível em www.sescsp.org.br/circuitosescdeartes.

Compartilhar:

  • Data: 17/10/2023 08:10
  • Alterado:17/10/2023 08:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Sesc São Paulo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados