Projeto teatral do COFIP ABC vira tema de ação de Dia das Crianças
O espetáculo “Ecolândia: uma aventura sustentável” apresentado em 16 escolas da região, contemplando mais de 6 mil crianças, está disponível no canal do YouTube do COFIP ABC
- Data: 11/10/2023 15:10
- Alterado: 11/10/2023 15:10
- Autor: Redação
- Fonte: COFIP ABC
Ecolândia: uma aventura sustentável
Crédito:Divulgação
O COFIP ABC e as empresas associadas Air Liquide, Braskem, Cabot, Chevron e Oxiteno, que promovem em sinergia o Plano de Comunicação e Participação (PCP), finalizaram no dia 10 de outubro o projeto de ação teatral nas escolas públicas municipais e estaduais, situadas no entorno do Polo Petroquímico do Grande ABC.
Iniciado em 21 de agosto, o projeto foi apresentado em 16 escolas de Mauá, Santo André e bairros como Parque São Rafael e Fazenda da Juta, em São Paulo, somando mais de 50 apresentações. Em formato criativo e lúdico, o espetáculo “Ecolândia: uma aventura sustentável” foi representado pela companhia de teatro Espaço Cênico.
Voltado a crianças do Ensino Fundamental I, com idades entre 6 e 10 anos, o espetáculo foi recebido com muito entusiasmo pelas mais de 6 mil crianças contempladas na ação. A peça transmite informações didáticas sobre o Polo Petroquímico (o que produz, segurança, questões ambientais etc.) e trata também de temas relevantes, como o desperdício de recursos naturais e a coleta seletiva.
Devido à grande aceitação do público, tanto das crianças quanto do corpo docente das escolas, e como forma de atender outras escolas da região do Polo, o COFIP ABC disponibilizou a gravação do espetáculo em seu canal do Youtube TV COFIP ABC.
“Recebemos muitas mensagens de agradecimento de diretores e coordenadores pedagógicos das escolas, todos elogiando a ação e comentando que as crianças gostaram muito da peça”, afirma Francisco Ruiz, gerente-executivo do COFIP ABC. Ele prevê a possibilidade desse projeto se tornar frequente em 2024, juntamente com outras iniciativas desenvolvidas pelo Comitê e pelas empresas associadas.
O conteúdo da peça foi construído e pensado com base nos dados levantados na pesquisa realizada, em outubro de 2021, nos bairros do entorno do Polo. Questionados sobre o tipo de informação que gostariam de ter sobre as atividades das empresas do Polo, os moradores responderam: insumos/produtos (67,7%), meio ambiente (24,9%) e funcionamento (15,7%).
“Levamos em consideração que o teatro pode ser utilizado como instrumento de informação didática e entretenimento, ampliando o conhecimento, a reflexão e a interatividade do público”, destaca Francisco Ruiz. Ao assimilar o conteúdo de forma expressiva, a criança se sente segura para participar e se expressar, e se torna um agente multiplicador da informação, levando para família e a comunidade as informações que absorveu.