Parada Pedagógica qualifica o trabalho na Educação Infantil de Diadema
Formação de professores e educadores teve o objetivo de desenvolver a oralidade e incentivar a leitura e a escrita espontâneas na Educação Infantil
- Data: 03/10/2023 16:10
- Alterado: 03/10/2023 16:10
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Crédito:Divulgação
A Secretaria de Educação de Diadema promoveu, entre 11 e 29 de setembro, a Parada Pedagógica. O evento, que aconteceu no Centro de Formação Lisete Arelaro, faz parte do processo de formação continuada, aprendizado e atualização dos professores e educadores das escolas da rede municipal. O objetivo é desenvolver a oralidade e incentivar a leitura e a escrita espontâneas entre os alunos da Educação Infantil.
As atividades reuniram professores, agentes de apoio escolar, estagiários, diretores e coordenadores pedagógicos e incluiu os profissionais das creches, que há 10 anos não participavam dessas formações.
Tendo como foco o letramento, as oficinas foram divididas em três salas: ‘territórios gráficos’, que destacou a importância do desenho como precursor da escrita; ‘poupatempinho’, que apresentou a escrita no cotidiano; e, por último, ‘ler, escrever e brincar é só começar’.
Uma parte da formação foi realizada nas próprias creches, em nove polos da cidade. Os professores visitaram os berçários que passaram por reformas no último ano, participaram de discussões sobre a temática letramento, formação teórica sobre o tema, práticas utilizadas e propostas de como trabalhar o letramento com as crianças.
Na opinião de Janaína Baladez, formadora da equipe de Educação Infantil, um dos momentos mais importantes da Parada Pedagógica é justamente esse encontro entre os profissionais. “Buscamos unir as escolas. A meta é integrar, trocar e compartilhar ideias e experiências, conhecer o que os outros professores estão fazendo e o que está funcionando. É importante que os profissionais se conheçam e interajam, isso fortalece cada vez mais nossa rede”, explica.
Para a professora de Educação Infantil Lilian Fujishiro, da Emeb Prof. Perseu Abramo, falar sobre letramento, ouvir as colegas e conhecer as práticas de outras escolas foi enriquecedor: “achei interessante a dinâmica das fotos do cotidiano das escolas e a discussão sobre o que colabora para o letramento. Eu não conhecia a creche Machado de Assis. Foi bem legal visitar a escola, ver a reforma do berçário e conhecer outras professoras. A brinquedoteca de lá nos inspirou a pensarmos em reformular a nossa.”
A última Parada Pedagógica ocorreu no início de maio e foi focada no programa Diadema de Dandara e Piatã e em como trabalhar a questão étnico-racial nas escolas, na educação inclusiva e em ateliês educativos sobre criatividade. A próxima ocorrerá em dezembro, e o foco será exclusivamente a troca de experiências e boas práticas entre os professores.