SP cria Coordenadoria do Funk, com apresentação inédita de funk no Theatro Municipal

Evento contou com apresentação de Mc Marks, Mc Neguinho do Kaxeta, Mc Hariel e Mc Davi, além de roda de conversa com Tati Quebra Barraco e DJ Marlboro

  • Data: 03/10/2023 07:10
  • Alterado: 03/10/2023 07:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo
SP cria Coordenadoria do Funk, com apresentação inédita de funk no Theatro Municipal

"FUNK NO MUNICIPAL" – LANÇAMENTO DA COORDENADORIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS DO FUNK

Crédito:Prefeitura de São Paulo

Você está em:


A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, criou, por meio de decreto assinado na noite desta segunda-feira (2), no Theatro Municipal, a Coordenadoria de Políticas Públicas do Funk. A criação da coordenadoria é um passo histórico, promovido pela gestão Ricardo Nunes, para a valorização do funk como manifestação cultural da cidade, e irá pensar políticas públicas para esse gênero.

O objetivo é promover eventos e contar com a presença do funk nas ações da Prefeitura, dando oportunidades para artistas do segmento e impulsionando essa manifestação das periferias. Essa é a 2ª coordenadoria exclusiva para toda uma cultura específica periférica, que já possui o Núcleo do Hip Hop da Secretaria Municipal de Cultura.

“A Prefeitura tem um olhar diferenciado para o funk, de cuidado mesmo, de entender a sua importância social, cultural e econômica”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes. “A partir dessa coordenadoria, a Prefeitura vai impulsionar o funk, valorizar o funk”.

A Coordenadoria também vai unir esforço intersecretarial para dialogar a respeito do funk na cidade, pensando em garantir a realização dos fluxos de maneira segura, dialogando com os jovens e com o entorno, ouvindo também a sociedade civil, Ministério Público, Secretaria Municipal de Subprefeituras e Polícia Militar.

A secretária municipal de Cultura, Aline Torres, ressaltou a importância desse gênero para a valorização da cultura negra. “O funk hoje é a principal linguagem da música urbana, tem impactos econômicos tão grandes que chegam a assustar quem está fora da área, e, na mesma medida, impacta vidas”, disse.

Subiram ao palco do Theatro Municipal nomes como Dj Marlboro, Tati Quebra Barraco, Cidinho, MC Hariel, MC Marks, MC Neguinho do Kaxeta e MC Davi. Na cerimônia, DJ Marlboro, Tati Quebra Barraco, Rodrigo Oliveira e Bruno Ramos falaram sobre a importância cultural e econômica e sobre a parte social e política do Funk, em mesa com mediação da secretária Aline Torres.

O MC Cidinho estava empolgado com a chegada do funk ao Theatro Municipal. “Olha aonde nós chegamos! Foi com muita luta, nada é fácil”. Um dos autores do hit “Rap da Felicidade”, que fez sucesso na década de 1990, Cidinho destacou também a criação da coordenadoria voltada ao movimento. “Parabéns, prefeito, obrigado é a palavra”.

Quem também comemorou a criação deste novo núcleo para discutir questões ligadas à cena funk foi o MC Davi. “É muito importante para o nosso estilo musical, que ainda não é visto como tem que ser visto. As pessoas começam a entender que o funk é uma música urbana, que deve ser respeitada. Estou muito feliz, o funk agradece pela grandeza e importância do Theatro Municipal e da nossa cidade. Vamos mostrar que o funk tem qualidade e conteúdo”.

Compartilhar:

  • Data: 03/10/2023 07:10
  • Alterado:03/10/2023 07:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados