Diadema dá início ao Curso de Mediação de Conflitos
Encontro é o primeiro de uma série de cinco que ocorrerão nas próximas quatro semanas
- Data: 29/09/2023 13:09
- Alterado: 29/09/2023 13:09
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Crédito:Mauro Pedroso
Começou nesta quarta (27), às 18h, o “Curso Básico de Mediação de Conflitos para Comunidade Escolar”, que terá mais quatro encontros, sempre às quartas-feiras às 18h na EMEB Jorge Amado, região Norte de Diadema.
A iniciativa faz parte das ações do programa Escola que Protege, da Secretaria de Educação em conjunto com a Secretaria de Segurança Cidadã, é promovido pelo Observatório de Segurança Escolar e tem o objetivo de ampliar as discussões e estratégias no combate à violência escolar e promover a cultura de paz.
O intuito do curso, destinado aos membros do Observatório, é aprimorar conhecimentos, habilidades e atitudes das pessoas, com foco na mediação de conflitos nas relações interpessoais, especialmente no ambiente escolar, evitando as dinâmicas punitivistas e estimulando a prevenção e construção de uma cultura de paz, diálogo e convivência.
O curso é ministrado por Reginaldo Bombini, que desde 2009 atua como mediador de conflitos do Serviço de Mediação de Conflitos da Secretaria de Segurança Cidadã da Prefeitura de Diadema e ministra palestras, oficinas e cursos para grupos que debatem a cultura de paz, direitos humanos e mediação de conflitos.
“A mediação de conflitos em Diadema não é uma ação pontual ou isolada, ela faz parte de uma filosofia de governo que, juntamente com um conjunto de políticas públicas educativas e preventivas de enfrentamento à violência, visa construir um ambiente de cultura de paz nas relações sociais”, ressalta Reginaldo.
Leonarda Barbosa Luna, do Núcleo de Conselhos da Secretaria de Educação, diz que os conceitos são importantes para aplicação no dia a dia das escolas. “É muito útil para mediar conflitos entre pais, professores e mesmo entre os estudantes, que às vezes acaba envolvendo os pais.”
Um dos participantes do curso, Erick Matheus Souza Pereira, é pai da estudante Izabelly Melo Pereira, de 5 anos, que estuda na Emeb Santo Dias. Na opinião dele, o curso ajuda a evitar consequências negativas diante de um conflito.
“Espero que o Observatório promova mais ações como essa, porque tratar o tema da violência é muito importante para a nossa comunidade. Quanto menos violento os nossos espaços e nossas relações, mais avançaremos para a construção de uma Diadema cada vez melhor.”
Confira a programação dos próximos encontros na Emeb Jorge Amado:
04/10/2023 – Justiça Restaurativa
Diferenciando Justiça Restaurativa de Justiça Retributiva
Programas e Práticas de Justiça Restaurativa
11/10/2023 – Círculo Restaurativo de Responsabilização e Cura
Vivência de Círculo (de responsabilização, de reparação, de perdão, de cura e de paz) pelos 4 passos da CNV – Comunicação Não Violenta
18/10/2023 – Mediação de Conflitos: teoria e prática
Mediação de Conflitos: conceitos, princípios éticos, objetivos, tipos
Papel do mediador: técnicas de comunicação para Mediação de Conflitos
Processo de Mediação de Conflitos: Mediação passo a passo
25/10/2023 – Mediação de Conflitos: teoria e prática
Reflexões vivenciais de conflitos escolares (Mediação Simulada)