WhatsApp Flows: recurso para empresas expandirem seus serviços no app

Nova ferramenta do WhatsApp permite ampliar as formas de interações entre empresas e clientes

  • Data: 26/09/2023 11:09
  • Alterado: 26/09/2023 11:09
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet
WhatsApp Flows: recurso para empresas expandirem seus serviços no app

Crédito:Envato / Reprodução/WhatsApp / Edição Beatriz Pereira – Plataformanet

Você está em:

O WhatsApp anunciou nesta última quarta-feira (20/09/2023) o novo recurso Flows para empresas oferecerem mais experiências para seus clientes no aplicativo. Com a funcionalidade, os negócios poderão fornecer uma variedade maior de serviços através do WhatsApp, como: marcar consultas ou fazer reservas em restaurantes, por exemplo. O objetivo do WhatsApp Flows é possibilitar interações personalizadas de forma mais direta nas conversas do app, sem a necessidade de acessar um site ou outro aplicativo.

O que é o WhatsApp Flows?

O novo recurso da Meta permite que as próprias empresas criem as opções de comunicação que desejarem, de acordo com a demanda de seus clientes ao comprarem produtos ou serviços. Dessa maneira, será possível desenvolver um canal de atendimento mais completo, porém com a praticidade que o WhatsApp proporciona. Ou seja, o usuário conseguirá resolver atividades simples dentro do app e que antes demandariam mais tempo e etapas no processo, como selecionar assentos em um voo por meio da conversa com a companhia aérea.

Segundo Mark Zuckerberg, “as empresas podem facilmente aproveitar os blocos que criamos para construir suas experiências únicas. Já para os clientes, será muito mais rápido e conveniente do que alternar entre aplicativos ou sites”.

O Flows será disponibilizado na Plataforma WhatsApp Business (API) e é voltado para todos os setores no mercado, como: financeiro, comércio online, delivery, entre outros. “Em nossos primeiros testes, ouvimos de empresas de vários setores como esse recurso será uma virada de jogo para seus negócios e permitirá que elas façam mais com seus clientes sem precisar sair de uma conversa no WhatsApp, onde as pessoas e empresas fazem negócios”, declarou Nikila Srinivasan, vice-presidente de Business Messaging na Meta.

Sobre os testes com o Flows no Brasil, a Meta destacou a participação do Banco PAN e do Consórcio Magalu. O Banco PAN utilizou o recurso na etapa de oferta para clientes em contratações de produtos de crédito. O Consórcio Magalu criou novas experiências com a ferramenta em dois processos diferentes. Para clientes em potencial, a empresa disponibilizou o agendamento de horários para conversar com um especialista em consórcio diretamente no app. E para pessoas que já possuem consórcio, foi possível fazer login e gerenciar todo o plano sem sair do WhatsApp.

Mais novidades da Meta

O WhatsApp Flows foi apresentado por Mark Zuckerberg no evento Meta Conversations 2023, em Mumbai, na Índia. E outra novidade anunciada pelo CEO da empresa foi a expansão do Meta Verified para negócios no Instagram, Facebook e WhatsApp. Com a ampliação do serviço, as empresas terão acesso ao selo de verificação pago e demais ferramentas disponíveis na assinatura, como suporte e outras funcionalidades de segurança. 

No Instagram e no Facebook, a Meta iniciará testes em algumas regiões já nas próximas semanas. Enquanto os testes no WhatsApp levarão mais tempo e começarão nos próximos meses com empresas de pequeno porte através do app WhatsApp Business. Vale lembrar que, atualmente, somente empresas grandes possuem o selo de verificado no WhatsApp.

Plataformanet é uma agência de marketing digital que traz toda semana informações sobre o mundo da tecnologia, entre outras dicas de serviços e aplicativos. Continue acessando o nosso caderno de tecnologia e acompanhe as novidades. 

Compartilhar:

  • Data: 26/09/2023 11:09
  • Alterado:26/09/2023 11:09
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados