Curta! marca presença no Festival do Rio com quatro documentários
Em mostras diferentes, filmes revelam a diversidade das produções do canal
- Data: 25/09/2023 21:09
- Alterado: 25/09/2023 21:09
- Autor: Redação
- Fonte: Curta!
'Dois Sertões', de Caio Resende e Fabiana Leite
Crédito:Divulgação / Canal Curta!
Por mais um ano, o Curta! se orgulha em contar com produções exclusivas entre as selecionadas para a Première Brasil do 25º Festival do Rio, que ocorre entre 5 e 15 de outubro. Nesta edição, quatro documentários em longa-metragem originais participam em diferentes mostras e sinalizam a diversidade temática do canal. Todas as obras foram viabilizadas com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e tem previsão de estreia no canal em 2024.
Na lista de filmes da Première Brasil – Retratos estão “Dois Sertões”, sobre o cineasta Geraldo Sarno, e “Samuel Wainer”, sobre o jornalista que o jornal Última Hora. Já “Incompatível com a vida”, de Eliza Capai – vencedor do festival É Tudo Verdade deste ano e que reflete sobre temas universais como vida, morte, luto e políticas públicas – está na Première Brasil – O Estado das Coisas; enquanto o filme “Mulheres Radicais”, sobre 120 mulheres artistas latino-americanas que foram pioneiras entre 1960 e 1985, integra Première Brasil- Itinerários Únicos. Os locais e horários de exibição estão no site do festival.
Confira as sinopses:
“Dois Sertões”, de Caio Resende e Fabiana Leite: A obra e a vida do importante cineasta brasileiro e baiano Geraldo Sarno são intimamente reveladas durante as filmagens da série “Sertão de Dentro” e do longa-metragem “Sertânia”. Com uma abordagem disruptiva, o filme pretende ultrapassar as fronteiras do meramente biográfico, e pretende evidenciar o poder e a força criativa do próprio cinema, tornando o processo criativo um dos protagonistas do filme. Da Ato 3 Produções.
“Incompatível Com a Vida”, de Eliza Capai: A partir do registro de sua gravidez, a diretora Eliza Capai conversa com outras mulheres que tiveram vivências parecidas com a sua, criando um potente e tocante coral de vozes que refletem sobre temas universais: vida, morte, luto e políticas públicas que nos afetam. Da TVA2 Produções.
“Mulheres Radicais”, de Isabel De Luca e Isabel Nascimento Silva: As diretoras propõem um novo capítulo na História da Arte do Século XX ao promover encontros inéditos entre artistas plásticas latino-americanas que criaram trabalhos pioneiros entre 1960 e 1985. Da Conspiração Filmes.
“Samuel Wainer”, de Dario Menezes: O documentário nos brinda com o resgate da história do grande e carismático jornalista, que revolucionou o jeito de se fazer jornalismo no Brasil, no início da década de 1950, ao criar o jornal Última Hora. O sucesso foi tão grande, que com apenas seis meses de circulação, a UH se tornou o vespertino mais vendido no país. Da Fina Flor Filmes.