Campanha Municipal de Castração já atendeu 543 animais em Diadema
Somados, os três mutirões resultaram na castração e microchipagem de 224 cães e 319 gatos, gratuitamente
- Data: 22/09/2023 14:09
- Alterado: 22/09/2023 14:09
- Autor: Marcos Luiz
- Fonte: PMD
Crédito:Dino Santos
A Prefeitura de Diadema, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente e Serviços Urbanos e a de Saúde, realizou com sucesso o terceiro mutirão da Campanha de Castração Animal. Na ocasião, 204 animais (75 caninos fêmeas, 70 felinos machos e 59 felinos fêmeas) passaram por cirurgia e microchipagem. O evento aconteceu no domingo, 17/9, na praça CEU das Artes, que fica entre o Serraria e Inamar.
Para fazer a inscrição de animais, os moradores devem acessar o site www.adoteamor.diadema.sp.gov.br . A Prefeitura de Diadema ressalta que o atendimento vai priorizar a população mais carente.
A meta da Campanha de Castração Animal da Prefeitura é alcançar o total de mil animais. O próximo mutirão já está em planejamento, mas ainda não tem data definida.
Todos os mutirões de castração da Prefeitura são acompanhados e aprovados pela Secretaria de Saúde de Diadema, por meio da UVZ – Unidade Municipal de Vigilância de Zoonoses (antigo CCZ), que fiscaliza o trabalho na íntegra.
O serviço de castração e microchipagem está sendo prestado pela empresa Patas de Ouro Serviços Veterinários Ltda.
“Os três mutirões foram um sucesso de organização e transcorreram sem nenhuma intercorrência”, destacou a médica veterinária, Nanci do Carmo, coordenadora da UVZ Diadema.
Bem-estar animal une secretarias, conselheiros, tutores e protetores
De acordo com os profissionais envolvidos na preparação e execução da Campanha de Castração Animal da Prefeitura, a iniciativa é muito importante porque desde 2015 não era oferecido esse tipo de serviço à população e seus animais de estimação. A iniciativa também foi avaliada positivamente pelo CONPBEA – Conselho Municipal do Bem-Estar Animal, entidades, tutores e protetores de animais.
“Uma das prioridades da gestão do prefeito Filippi é o cuidado com a saúde e bem-estar dos animais domésticos da cidade, por meio das pastas de Meio Ambiente e a de Saúde”, destacou o secretário de Meio Ambiente e Serviços Urbanos de Diadema, Wagner Feitoza, o Vaguinho, que também é conselheiro do CONPBEA.
Todas as pessoas que passaram pelos locais de mutirões de castração elogiaram a organização, o atendimento e a preocupação da Prefeitura com os pets.
Zelando pelo bom andamento dos trabalhos, o secretário municipal de Saúde, Zé Antônio, também tem marcado presença nos locais de mutirões. “Gostaria de parabenizar a equipe que tem se dedicado à Campanha de Castração e agradecer especialmente à população que tem comparecido e participado com responsabilidade”, declarou o secretário.
Além de auxiliar a controlar a super população de cães e gatos na cidade, a castração animal contribui para prevenção de doenças, aumentando a expectativa de vida deles.
Requisitos para inscrição
Vale salientar que os protetores de animais têm cadastro preferencial, pois exercem um trabalho fundamental com aquelas famílias mais vulneráveis, que muitas vezes não têm acesso à internet nem informações. Esses voluntários também buscam a castração para animais que estão nas ruas, contribuindo para o controle populacional desses grupos. Mas para isso, eles precisam ter um cadastro prévio de protetor de animais na UVZ (antigo CCZ), garantindo assim sua preferência às vagas de castrações.
Os tutores de cães e gatos interessados na castração gratuita devem fazer a inscrição no site https://adoteamor.diadema.sp.gov.br/ . Cada tutor, poderá inscrever até 10 animais.
Para inscrição no Programa é necessário que os donos dos animais executem os três passos: preenchimento da ficha cadastral, envio dos documentos e autorizações, além de atender os seguintes critérios:
– Os donos dos animais domésticos deverão ser moradores do município de Diadema.
– Os cães e gatos deverão ter entre quatro meses e 8 anos de idade, serem saudáveis, fêmeas não grávidas e não branquicefálicos (ex: raças pug, buldogue, pequinês, Shih-tzu e outros).
– Serão priorizados os animais dos tutores:
- Vulneráveis (moradores em situação de rua)
- Estejam inscritos no CadÚnico
- Tenham renda mínima de 1 salário mínimo per capta
– Documentos necessários: - RG
- CPF
- Comprovante de residência
- Comprovante no CadÚnico