Museu Republicano encerra “17ª Primavera dos Museus” com roda de conversa sobre samba de bumbo paulista
Encontro acontece no próximo domingo, dia 24, e tem inscrições abertas
- Data: 20/09/2023 13:09
- Alterado: 20/09/2023 13:09
- Autor: Redação
- Fonte: Museu Republicano
Crédito:Ibram
Como parte da programação do Museu Republicano de Itu durante a “17ª Primavera dos Museus”, evento organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), acontece no próximo domingo, dia 24, a partir das 10h, uma roda de conversa sobre “Ancestralidade e a salvaguarda do samba de bumbo paulista”.
Nesta roda, os representantes dos grupos de samba de Itu, Campinas e Santana de Parnaíba irão refletir acerca da preservação da cultura popular e patrimônio imaterial, bem como sobre a salvaguarda do samba de bumbo paulista proposta pelo IPHAN.
Interessados em participar da atividade, para se inscrever ou obter mais informações, devem enviar mensagem para o e-mail [email protected].
Ainda dentro da programação do evento, o Museu Republicano de Itu deu início ao curso “Tecer a Rede: bordado, gênero e museus”, realizado de forma híbrida (online e presencial) e que será concluído nesta sexta-feira, dia 23, além de ter reaberto na terça-feira, dia 19, a exposição “Viagens fluviais: homens e canoas na rota das monções” e promovido a ação educativa “Viagem antiga pelo rio Tietê: os alimentos no território indígena”.
História do Museu Republicano – O Museu Republicano “Convenção de Itu” foi inaugurado pelo então presidente do Estado de São Paulo, Washington Luis Pereira de Sousa, a 18 de abril de 1923 e, desde então, subordinou-se administrativamente ao Museu Paulista que, em 1934, tornou-se Instituto complementar da recém-criada Universidade de São Paulo e a ela se integrou em 1963.
É uma instituição científica, cultural e educacional, especializada no campo da História e da Cultura Material da sociedade brasileira, com ênfase no período entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, tendo como núcleo central de estudos o período de configuração do regime republicano no Brasil.
Encontra-se instalado em sobrado histórico em Itu, erguido nas décadas iniciais do século XIX, e que se tornou residência da família Almeida Prado. Foi nesse local que se realizou, em 18 de abril de 1873, uma reunião de políticos e proprietários de fazendas de café para discutir as circunstâncias do país e que, posteriormente, se transformou na famosa Convenção Republicana de Itu, marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista.