Defesa Civil realiza Simulado de deslizamento de terra e evacuação de área de risco, em Mairiporã
No evento, será implantado o Mapa Comunitário de Risco para distribuição à população local e o primeiro Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil, no Bairro Jardim Carpi
- Data: 20/09/2023 08:09
- Alterado: 20/09/2023 08:09
- Autor: Redação
- Fonte: Governo de SP
Crédito:Reprodução
A Defesa Civil do Estado realiza nesta quarta-feira (20), juntamente com a Prefeitura Municipal de Mairiporã , Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Concessionárias de serviços e Cimbaju (Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juqueri), o Simulado de deslizamento de terra e evacuação de área, em Mairiporã, com o objetivo de preparar a comunidade para ocorrências típicas do período de verão.
O treinamento será realizado com aproximadamente 800 moradores do Bairro Jardim Carpi, local considerado como área de risco. O início do simulado ocorrerá na Rua Osvaldo Rodrigues da Silva. O evento simulará ocorrência de deslizamento de terra, com vítimas de soterramento e que afetará parte da comunidade. As equipes de resposta, juntamente com os moradores, terão que iniciar o trabalho logo após o desastre. Todo o cenário será voltado para a pronta resposta das equipes, que atuarão no pós desastre, na orientação da comunidade, como rota de fuga e no direcionamento para local de ponto de encontro, para que os moradores saibam como se comportar e agir durante uma tragédia.
No dia será implantado o Mapa Comunitário de Risco – Deslizamentos de Terra, onde será realizado um exercício com a população local explicando as informações contidas no material, além da fixação das placas de sinalização indicando, por exemplo, rotas de fuga, áreas sujeitas a deslizamentos, ponto de encontro para uma possível evacuação e local de abrigo provisório.
Também será criado o 1° NUPDEC (Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil), que é um núcleo formado por voluntários da própria comunidade, para promover uma consciência coletiva e uma mudança nos hábitos que possam evitar e/ou reduzir ocorrências de desastres. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente aturará no acolhimento aos pets resgatados durante uma situação de desastre.