Programa Sampa+Rural firma parceria com o projeto Hortas em Rede

Cooperação com a Enel Distribuição São Paulo tem o objetivo de criar até 100 espaços de agricultura em linhões administrados pela concessionária

  • Data: 15/09/2023 15:09
  • Alterado: 15/09/2023 15:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo
Programa Sampa+Rural firma parceria com o projeto Hortas em Rede

Sampa+Rural

Crédito:Prefeitura de São Paulo

Você está em:

O programa Sampa+Rural, desenvolvido e administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, firmou uma parceria com a concessionária de energia Enel Distribuição São Paulo com o projeto Hortas em Rede, que permite o acesso e gestão de até 100 terrenos de linhão localizados na capital até o fim de 2024. Os espaços poderão ser adaptados e transformados em pontos de agricultura comunitária, gerando renda e alimentos orgânicos de qualidade para a população.

Anunciada em 28 de julho, Dia Nacional da Agricultura, a parceria foi formalizada no Diário Oficial da Cidade de São Paulo e está vigente em todo o território municipal. Os terrenos de linhão da Enel que serão impactados pela parceria passarão por uma análise de solo e avaliação dos técnicos agrônomos do programa para determinar se a área está apta para ser usada como ponto de plantio.

Na capital já existem hortas em linhão que recebem atendimento especializado do Sampa+Rural, tendo como “case” a plantação localizada na comunidade do Haiti, na Vila Prudente, instalada na parte de baixo das torres da concessionária. Os insumos produzidos no local são consumidos pelos moradores do entorno, que auxiliam no cultivo e gestão da horta.

“Gostaríamos de agradecer a concessionária Enel São Paulo por ter a sensibilidade e o olhar inovador de promover agricultura comunitária em terrenos e pontos que poderiam estar ociosos na cidade. Além de produzir alimentos frescos, de qualidade e sem agrotóxicos para a população, a estruturação e gestão destes espaços impactam também na redução de descarte de lixo irregular, que é muitas vezes realizados em locais como estes”, comentou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “A Prefeitura de São Paulo ao se unir com grandes parceiros atinge os resultados esperados com muito mais rapidez, eficiência e agilidade. Nosso objetivo é ampliar a agricultura na capital, auxiliando e atendendo todos os agricultores e produtores em todos os cantos da cidade”, finalizou.

Sobre o projeto Hortas em Rede

O projeto Hortas em Rede foi criado pela companhia em 2018 para aproveitar terrenos de propriedade da distribuidora onde estão localizadas as linhas de transmissão de forma produtiva e sustentável, aumentando a segurança do entorno e beneficiando a população local por meio da venda de produtos cultivados em hortas urbanas.

O projeto conta com parceiros no manejo das hortas, ajudando a transformar regiões, antes deficitárias, em polos de produção e desenvolvimento socioeconômico por meio da agricultura, com a produção de alimentos saudáveis, como hortaliças, legumes e frutas.

Estamos muito satisfeitos por esta parceria com a prefeitura, que está em linha com nosso propósito de contribuir para termos cidades sustentáveis. Já estamos trilhando esse caminho por meio do projeto Hortas em Rede, da Enel São Paulo, que tem hoje aproximadamente cinquenta hortas na área de concessão. É um projeto que em cinco anos já gerou R$ 1,5 milhão de renda aos agricultores e beneficiou mais de 900 pessoas direta e indiretamente, com capacitação profissional, geração de emprego e renda”, afirma o presidente da distribuidora, Max Xavier Lins.

Sobre o Programa Sampa+Rural

O Programa Sampa+Rural prevê ações que visam expandir a Assistência Técnica e Extensão Rural, a inserção de beneficiários do POT – Programa Operação Trabalho, também da Prefeitura de São Paulo, na área da agricultura, além da estruturação de 400 locais de agricultura na capital. A Coordenadoria de Agricultura, responsável pelo programa, conta com três CAEs – Casas de Agricultura Ecológica nas zonas Sul, Leste e Norte, sendo a última responsável pelo atendimento também dos distritos da região central, Oeste e Sul em sua porção urbana.

Além disso, a iniciativa conta com uma Unidade Demonstrativa de Bionsumos, localizada em Parelheiros, que produz, capacita e oferece biofertilizantes e utensílios orgânicos úteis na proteção de plantios, controle de pragas, fortificação de solo e muito mais. Saiba mais sobre o trabalho da Coordenadoria de Agricultura da Prefeitura de São Paulo clicando aqui ou siga no Instagram @agriculturaprefsp.

Compartilhar:

  • Data: 15/09/2023 03:09
  • Alterado:15/09/2023 15:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados