Diadema participa do II Seminário Nacional de Educação Integral
Secretaria de Educação compartilhou as experiências do município em evento que ocorreu na Universidade Federal da Bahia
- Data: 13/09/2023 13:09
- Alterado: 13/09/2023 13:09
- Autor: Alvaro Bodas
- Fonte: PMD
Crédito: Divulgação
A Secretaria de Educação de Diadema participou do II Seminário Nacional de Educação Integral, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, entre 4 e 6 de setembro. O evento, dirigido a todos os trabalhadores da educação e organizado pelo Observatório Nacional de Educação Integral e pela REDHUMANI (Rede Brasileira por Instituições Educativas Socialmente Justas e Aldeias, Campos e Cidades que Educam), promoveu o debate curricular, político e pedagógico sobre educação integral e sua contribuição para a construção de uma sociedade democrática, justa, sem desigualdades sociais e ambientalmente sustentável, que valorize as diferenças e combata todas as formas de discriminação.
Estiveram presentes ao seminário a secretária de Educação de Diadema, Ana Lucia Sanches, e a coordenadora da Educação Integral, Carolina Andrade. Ana Lucia participou de uma das mesas do dia 6 de setembro, que debateu a importância da política de educação integral em tempo integral para as mulheres, crianças, adolescentes e jovens brasileiros, compartilhando as experiências de educação integral em Diadema, a proteção integral às crianças, critérios de atendimento, concepção pedagógica e a qualificação dos profissionais que atuam na educação integral, entre outros tópicos.
“A educação integral é cada vez mais importante e necessária para um número crescente de estudantes, mas com qualidade pedagógica e planejamento. E nós temos experiências importantes e exitosas para compartilhar com outros municípios nesse sentido”, afirma Ana Paula Noveli, também coordenadora da Educação Integral da Secretaria de Educação. Ela acrescenta que o município aproveita ao máximo os equipamentos que possui para apoiar a educação integral dos estudantes como bibliotecas, centros culturais, igrejas, parques e quadras esportivas.
Na opinião de Carolina Andrade, Diadema é referência nesse tema. A cidade sediou a primeira edição desse seminário, em novembro do ano passado, e será a sede da região Sudeste, em 4 e 5 de outubro, do ciclo de seminários “Programa Escola em Tempo Integral: princípios para a Política de Educação Integral em Tempo Integral”, promovido pelo Ministério da Educação. “A educação integral dá à criança a oportunidade de se desenvolver de forma mais completa e consciente, e contribui para que ela aprenda como pode contribuir e participar da sociedade”, relata a coordenadora.
“Com a educação integral, os estudantes adquirem outros conhecimentos, experiências e vivências por meio de conteúdos relacionados a arte e cultura, esporte e lazer, educação ambiental e cultura corporal do movimento, além de acompanhamento pedagógico”, explica Carolina, acrescentando que quase todos os estados brasileiros estiveram representados no seminário. “As discussões foram muito variadas e trouxeram à tona temas importantes, como política antirracista, sustentabilidade e intersetorialidade, tratando a educação integral como concepção, e não como uma modalidade de ensino.”O seminário foi transmitido ao vivo e as palestras podem ser assistidas por meio do canal do Observatório Nacional de Educação Integral no Youtube.