Estudantes e profissionais oferecem orientações acerca de hábitos preventivos na estação Clínicas
Com os atendimentos, os passageiros poderão tirar dúvidas sobre cuidados diários e os benefícios dessas práticas saudáveis
- Data: 12/09/2023 15:09
- Alterado: 12/09/2023 15:09
- Autor: Redação
- Fonte: Metrô
Crédito:Divulgação
Nesta semana, de 13 a 15 de setembro, estações do Metrô de São Paulo recebem ações que visam aumentar o bem-estar e a qualidade de vida dos passageiros, proporcionando orientações e insumos de prevenção.
SAÚDE DO HOMEM
O Metrô Social, em conjunto com a Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx), promove uma ação que busca conscientizar a população sobre a importância de manter uma rotina saudável. A programação, que ocorrerá nesta quarta-feira (13), das 9h às 16h, será apoiada por alunos, professores e farmacêuticos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo-USP, que estarão dispostos a atender e esclarecer possíveis dúvidas dos passageiros da estação Clínicas, da Linha 2 – Verde.
Além disso, a fim de disseminar as informações e aumentar o alcance da conscientização em prol da saúde, atingindo mais pessoas do microambiente familiar dos passageiros, os profissionais distribuirão materiais impressos com linguagem simples e recursos visuais sobre o tema.
EMBARQUE DE CORAÇÃO INCOR
Para celebrar o Dia Mundial do Coração, também na estação Clínicas, da Linha 2 – Verde, profissionais do Instituto do Coração (InCor) oferecerão aos passageiros do Metrô um treinamento para identificar uma parada cardíaca e orientações de como executar a Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP).
A simulação, que acontece nesta quarta-feira (13), das 9h às 13h, conta com a oferta de manequins infláveis, para melhorar o aprendizado sobre a realização da massagem cardíaca
AUTOTESTE DE HIV/AIDS SÍFILIS E HEPATITE
Já na quinta-feira (14), o Metrô de São Paulo distribuirá Autoteste de HIV/AIDS, Sífilis, Hepatite B e C, incentivando a prevenção contra essas Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Com o apoio da Secretaria Estadual da Saúde, por meio do Programa Estadual de IST/AIDS de São Paulo, os passageiros recebem gratuitamente os autotestes deHIV/AIDS, insumos de prevenção à Pré-Exposição (PrEP) e Profilaxia Pós-Exposição (PEP), além da entrega de preservativos e gel lubrificante.
Em casos de diagnósticos positivos, os portadores de HIV serão acolhidos e direcionados a um serviço assistencial de referência, e os passageiros reagentes de sífilis, hepatites B e C serão encaminhados para elucidação diagnóstica e realização de tratamento quando necessário.
A campanha ocorrerá na estação Brás, da Linha 3 – Vermelha, das 10h às 15h.
DEPENDÊNCIA QUÍMICA
O Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, em parceria com PROSAM – Associação Pró Saúde Mental, realiza na sexta-feira (15), na estação Vila Madalena, da Linha 2-Verde, a campanha de prevenção à dependência química, das 10h30 às 12h.
A atividade reúne profissionais especializados para orientação acerca do consumo de álcool, tabaco. Além disso, o passageiro receberá uma avaliação sobre o padrão de consumo dessas substâncias, materiais visuais e, se necessário, encaminhamento para o CAPS ADII Vila Madalena ou para outros serviços de saúde da cidade.
Esta programação é apoiada pelo Metrô Social contam com a participação de entidades parceiras e tem por objetivo promover a integração e conscientização sobre saúde pública.