Sefras segue com pernoite para população em situação de rua até o final do inverno
ONG franciscana oferece 150 vagas com acolhimento no Chá do Padre e na Casa Franciscana;
- Data: 31/08/2023 15:08
- Alterado: 31/08/2023 15:08
- Autor: Redação
- Fonte: Sefras
Crédito:Divulgação
A cidade de São Paulo tem enfrentado novas ondas de frio, com os termômetros chegando aos 11ºC. Por isso, o Sefras – Ação Social Franciscana, está com 100 vagas masculinas para pernoite no Chá do Padre, e outras 50 na Casa Franciscana. Além do espaço preparado com camas e cobertores, quem utiliza o pernoite tem direito ao jantar e café da manhã; no Chá do Padre também há espaço para banho.
“Sempre que os termômetros chegam aos 13º, abrimos as portas para o pernoite. Embora as previsões não alcancem tal temperatura nos próximos dias, vamos entrar no período mais chuvoso da estação, com possibilidade de sensações térmicas mais baixas. Então é importante oferecer condições de uma noite mais tranquila e mais aquecida para eles”, pontua o Frei José Francisco, diretor presidente da instituição.
O acolhimento no Chá do Padre (localizado na Rua Riachuelo, 268, no Centro) funciona de segunda à segunda, das 19h às 06h. Também com vagas diárias, na Casa Franciscana (localizada na Rua Otto de Alencar, 270, na Liberdade), a saída é mais tarde, às 06h30.
Como conseguir uma vaga?
Popularmente conhecido como Chá do Padre, o Núcleo de Convivência para Adultos em Situação de Rua funciona, atualmente, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS). O acesso às vagas pode ocorrer de forma direta (deixando o nome no serviço) ou por encaminhamento pelo SEAS (Serviço de Abordagem Social) ou pelas Tendas montadas pela Prefeitura durante a OBT. Com atendimentos sociais, socioeducativos e de direitos básicos, em 2022, o Chá do Padre ofereceu 15.569 acolhimentos de pernoite ao longo de seis meses. No mesmo período, a Casa Franciscana atendeu 7.898 pessoas. Para 2023, a expectativa é de que o número de atendidos seja cerca de 15% superior em função da programação antecipada.