OAB SP inaugura nova sede da Escola Superior de Advocacia na Av. Paulista
Evento também contou com a assinatura de resolução para a criação da Escola de Prerrogativas da Secional
- Data: 04/09/2023 14:09
- Alterado: 04/09/2023 14:09
- Autor: Redação
- Fonte: OAB SP
A presidente da OAB SP
Crédito:Divulgação
A OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil secional São Paulo) realizou a inauguração da nova sede de sua Escola Superior de Advocacia (ESA), na região da Avenida Paulista, na noite da última quinta-feira (31). O evento contou com a presença de cerca de 200 pessoas, entre conselheiros(as), presidentes de Subseções e autoridades. A ocasião marcou também a fundação da Escola de Prerrogativas da OAB SP.
A cerimônia de inauguração da Escola Superior de Advocacia contou com as presenças da presidente da OAB SP, Patricia Vanzolini; do vice-presidente da OAB SP, Leonardo, Sica; do diretor da ESA SP e conselheiro secional da OAB SP, Flávio Tartuce; da secretária-geral da OAB SP, Daniela Magalhães; do tesoureiro da OAB SP, Alexandre de Sá Domingues; do vice-presidente da CAASP, Adib Kassouf Sad; da vice-diretora da ESA SP e conselheira secional da OAB SP, Sarah Hakim; da ex-diretora e membro do Conselho Curador da ESA SP, Ivette Senise; e do presidente da Comissão Permanente de Direitos e Prerrogativas da OAB SP, Luiz Fernando Pacheco.
Em seu discurso, a presidente Patricia Vanzolini mencionou a importância da educação para o desenvolvimento da sociedade. “A [região da] Paulista, embora não seja o centro geográfico da cidade, é o seu centro simbólico, o coração de São Paulo. Trazendo a ESA para o coração da cidade, a gente está querendo dizer o lugar onde a gente acha que a educação deve estar na sociedade. A educação está no centro de tudo e é o coração de qualquer desenvolvimento. Uma sociedade só pode se dizer civilizada se ela se constrói sob a base da educação.”
O diretor da ESA OAB SP, o professor Flávio Tartuce destacou a importância da instituição para a advocacia. “A nossa escola sempre foi muito forte dentro do contexto jurídico. A nossa ESA é um selo que vale muito, nosso diploma vale muito. Somos a maior escola de advocacia do Brasil. Nós tivemos, em 2022, 110 mil inscritos nos nossos cursos online e, agora, voltamos com tudo para o presencial. Queremos ter salas de aula cheias. Desejo que a gente possa reunir nossos alunos de volta nesse espaço com nova estrutura, com toda a tecnologia, com área de convivência. Tudo pensado para a prática da advocacia.” O cerimonial foi finalizado com o descerramento da placa da nova ESA OAB SP.
Moderna e bem localizada
As novas instalações da ESA ocupam dois andares em um prédio na Rua Cincinato Braga, na região da Avenida Paulista, próxima ao shopping Pátio Paulista e ao hospital Oswaldo Cruz. A nova localização foi escolhida para facilitar o acesso de alunas e alunos, com instalações mais modernas e alinhadas às mais avançadas tecnologias de ensino, proporcionando um ambiente mais favorável ao aprimoramento profissional, cultural e técnico.
O espaço possui, além de salas de aula totalmente equipadas, auditório, estúdio, sala de estudo e sala de convivência com uma galeria que homenageia todos os ex-diretores da escola, que existe desde 1998 e celebra seus 25 anos de história. Os estudantes da ESA também possuem à disposição uma biblioteca online com mais de 3 mil exemplares disponíveis.
Escola de Prerrogativas da OAB São Paulo
A inauguração da Escola Superior de Advocacia na região da Avenida Paulista foi também uma oportunidade para a assinatura da resolução conjunta Nº 1/2023, que cria a Escola de Prerrogativas da OAB São Paulo. Essa é uma iniciativa inédita da Secional paulista e mais uma ferramenta para a garantia necessária do exercício profissional, para que advogados(as) possam cumprir sua função social de forma plena.
Assinaram o documento a presidente da OAB SP, Patrícia Vanzolini; o diretor da ESA SP, Flávio Tartuce; e o presidente da Comissão Permanente de Direitos e Prerrogativas da OAB SP, Luiz Fernando Pacheco. “A criação da Escola de Prerrogativas, que hoje temos a honra de fundar, é um legado que vamos deixar para a OAB SP de forma permanente. Eu costumo dizer que sem prerrogativas não há advocacia, e sem advocacia não há justiça. A gente tem que exigir o respeito e a observância das nossas prerrogativas que, ao fim e ao cabo, não são nossas, são da cidadania. Poderemos nos aproveitar dessa estrutura magnífica da ESA que, certamente, vai abrigar muitas aulas e ensinamentos sobre o tema”, disse Pacheco.