Ribeirão Pires institui Dia do Agente Comunitários de Saúde e Agente de Combate a Endemias
Sanção da lei foi publicada nesta segunda-feira, no Diário Oficial da Estância
- Data: 05/09/2023 11:09
- Alterado: 05/09/2023 11:09
- Autor: Redação
- Fonte: PMETRP
Crédito:Renan Dantas
A Prefeitura de Ribeirão Pires publicou no Diário Oficial a sanção da Lei Municipal nº 6.887/2023, que institui no calendário da cidade o Dia Municipal do Agente Comunitários de Saúde (ACS) e do Agente de Combate a Endemias (ACE), que será comemorado anualmente em 4 de outubro.
“A lei é um reconhecimento da classe que desempenha um papel fundamental para a nossa população e valoriza o trabalho incansável desses agentes, que são essenciais para o bem-estar dos pacientes referenciados pela rede municipal de saúde”, disse o prefeito Guto Volpi.
Os agentes comunitários de saúde de Ribeirão Pires realizam trabalhos que voltados à promoção da saúde e prevenção de doenças, buscas ativas e promoção de atividades educativas, de forma coletiva nas próprias USFs e UBSs ou até mesmo em visitas domiciliares. A equipe, que está espalhada por toda a rede municipal de saúde, realiza, em média, 10 mil visitas por mês.
Os Agentes de Endemias são responsáveis por vistorias de terrenos, residências, orientações e o combate a arboviroses. Apenas em 2023, cerca de 2500 imóveis foram vistoriados em Ribeirão Pires.
Valorização – Neste ano, o prefeito Guto Volpi sancionou a lei que garante o pagamento do piso salarial para os ACS da cidade. Com o reajuste, os agentes passam a receber dois