Lógica impenetrável – Novo BMW X5 Protection VR6 vem de fábrica com blindagem especial
Novo BMW X5 Protection VR6 vem de fábrica com blindagem especial que preserva as características originais do SUV
- Data: 05/09/2023 19:09
- Alterado: 05/09/2023 19:09
- Autor: Daniel Dias
- Fonte: AutoMotrix
BMW X5 Protection VR6
Crédito:Divulgação
O X5 é mais que um utilitário esportivo da BMW. Foi o primeiro SUV da marca, abrindo caminho, em 1999, para uma linha numerosa tão bem-sucedida quanto seus tradicionais carros de passeio premium. Agora coube ao SUV “primogênito” estrear uma nova versão blindada pela própria fabricante alemã, a X5 Protection VR6. Os recursos de proteção integrados do novo X5 foram levados em consideração no processo de desenvolvimento de produção em série do carro, incluindo “corpo” blindado e vidros e conjuntos ópticos de segurança projetados especificamente para o modelo. A versão mais recente do veículo protegido também atende às exigências da Vereinigung der Prüfstellen für Angriffshemmende Materialien und Konstruktionen (Associação de Laboratórios de Teste para Materiais e Construções Resistentes a Ataques, ou simplesmente VPAM), da Alemanha, no que diz respeito à resistência balística e à explosão. A certificação oficial do X5 Protection VR6 foi emitida de acordo com as diretrizes para Veículos Resistentes a Balas (VPAM BRV) e as de Veículos Resistentes a Explosivos (VPAM ERV).
De acordo com a BMW, a tecnologia de proteção foi adaptada à carroceria do modelo de série. Assim, é difícil distinguir o X5 Protection VR6 do SUV “comum”, tanto na parte externa quanto no interior. O objetivo da marca alemã foi buscar a perfeita blindagem em zonas sensíveis, como as juntas das portas, os vincos a as transições das portas e vidros. A abreviatura “VR6” (resistência do veículo), que faz parte do próprio nome da versão, representa a classe de resistência para a qual o veículo de segurança especial está certificado. As viaturas blindadas civis estão classificadas em classes de resistência, de VR1 a VR10. Adicionalmente, o X5 Protection VR6 foi certificado de acordo com as diretivas ERV 2010 e PAS 300. A blindagem da célula de passageiros é fabricada em peças de aço de alta resistência e protege contra pistolas e espingardas com calibre de 7.62 x 30 mm FeC e até o poderoso fuzil AK-47. Por ser idêntico ao X5 de série e, portanto, “discreto” aos olhos dos criminosos, o X5 Protection VR6 representa um fator adicional de segurança por não chamar a atenção para si. O trem de força atualizado do X5 Protection VR6 se une ao sistema de tração integral BMW xDrive e à tecnologia de chassi sob medida para oferecer o desempenho dinâmico o mais próximo possível do carro sem a blindagem.
Ainda segundo a BMW, o X5 Protection VR6 é o veículo mais potente e dinâmico de seu gênero em todo o mundo. A nova edição do modelo fará sua estreia no Salão Internacional do Automóvel IAA Mobility 2023, em Munique, que está sendo realizado a partir desta terça-feira, dia 5 de setembro. O carro estará acompanhado no salão pelo i7 Protection e pelo novo Série 7 Protection. As primeiras entregas do X5 Protection VR6 estão previstas para fevereiro do próximo ano. Ainda não há previsão da chegada do modelo ao Brasil – mas é provável que venha, pois o país é um dos maiores mercados de veículos blindados do mundo.
A potência necessária para empurrar o carro blindado com as mesmas características do modelo de série vem do motor V8. A unidade de 4,4 litros aproveita os benefícios termodinâmicos de um coletor de escape cruzado, turbocompressores simétricos e resfriamento externo do óleo do motor. Outros recursos incluem um virabrequim reforçado, turboalimentação aprimorada com válvula de purga, uma bomba de óleo com maior capacidade e um cárter de óleo com peso reduzido. O motor de oito cilindros acrescenta uma tecnologia híbrida moderada de 48V na forma de um gerador de partida montado no virabrequim. Integrado na carcaça da transmissão Steptronic de 8 velocidades está um motor elétrico que gera um aumento de potência de até 9 kW (12 cavalos) e 20,5 kgfm de torque. O novo sistema de propulsão gera uma potência máxima de 390 kW (530 cavalos) e um torque combinado de 75,5 kgfm, suficientes para levar o X5 Protection VR6 de zero a 100 km/h em apenas 5,9 segundos, com a velocidade final de 210 km/h, controlada eletronicamente.
As atualizações no design externo do novo X5 Protection VR6 giram em torno da nova interpretação dos faróis e da grade em forma de rim duplo. O contorno das luzes dianteiras é 35 milímetros mais estreito. Seus elementos de luz de condução diurna em forma de seta também desempenham o papel de indicadores de mudança de direção. Os faróis Matrix Led com controle adaptativo e os faróis altos BMW Selective Beam vêm de série. A grade agora é delimitada por superfícies esculpidas, incluindo barras duplas M e o logotipo “M”, de Motorsport. Os novos recursos de design inspiram-se estilisticamente no modelo padrão para dar ao novo BMW X5 Protection VR6 uma aparência discreta com um toque esportivo. As lanternas, igualmente recém-projetadas, chamam a atenção especialmente à noite. Com formato em “L”, as luzes traseiras e de freio, em leds, se refletem horizontalmente, criando um “X” bem evidente. A gama de cores externas compreende todas as tonalidades disponíveis para a nova edição do X5 de série.
Com uma posição elevada de dirigir – típica dos SUVs –, a cabine do novo X5 Protection VR6 ressalta o caráter imponente dos veículos de luxo da BMW. O carro blindado tem espaço para quatro ocupantes adultos, enquanto a capacidade do porta-malas é de 500 litros. O novo design do cockpit traz o BMW Curved Display totalmente digital, consistindo em um display de informações de 12,3 polegadas atrás do volante e outro de multimídia com tela de 14,9 polegadas – ambos localizados atrás de uma única superfície de vidro. O carro tem ainda o BMW iDrive atualizado com QuickSelect, com base no sistema operacional BMW 8.5. A especificação padrão do novo X5 Protection VR6 acrescenta sistema de ar-condicionado automático de quatro zonas, que vem com um painel de controle separado para temperatura e ventilação dos bancos traseiros. As saídas de ar centrais na frente da cabine ganharam uma aparência elegante e estão integradas ao painel de instrumentos.