Travessias Litorâneas celebram os 201 anos da Independência do Brasil

As embarcações receberam, nesta quinta-feira, (07), bandeiras do Código Internacional de Sinais

  • Data: 07/09/2023 16:09
  • Alterado: 07/09/2023 16:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: DH
Travessias Litorâneas celebram os 201 anos da Independência do Brasil

Travessias Litorâneas celebram os 201 anos da Independência do Brasil

Crédito:Divulgação

Você está em:

Você sabia que, em comemoração aos 201 anos da Independência do Brasil, neste 7 de setembro, as embarcações que operam nas travessias litorâneas receberam bandeiras especiais? Elas fazem parte do Código Internacional de Sinais (CIS) e foram içadas em conformidade com a Norma 22, da Marinha do Brasil.

A normativa determina que, em datas magnas de grande significado nacional, como esta, seja obrigatório o uso das bandeiras do CIS em formato de arco, juntamente com a Bandeira Nacional, que também deve ser hasteada nos topos dos mastros de todas as embarcações em atividade.

Composto por um conjunto de bandeiras de sinalização, sendo 26 alfabéticas, 10 numerais e 3 substitutas e uma de sinalização, o código, utilizado pela navegação marítima, é uma forma de comunicação entre dois ou mais navios, com o objetivo de garantir a segurança dos passageiros e embarcações durante a navegação.

“Em um dia como este, de grande festividade e propósito, celebrar e honrar nosso país e nossa independência, além de deixar nossa travessia com ainda mais cor, é muito importante para nós”, ressaltou Jamille Consulin, diretora do Departamento Hidroviário (DH).

Serviço

Durante o feriado prolongado, quem optar por usar as balsas administradas pelo Governo de SP, poderá contar com uma frota de 37 embarcações, entre lanchas e balsas, o sistema atende a um volume diário de cerca de 15 mil pedestres, 10 mil ciclistas e 30 mil veículos, incluindo motos.

As travessias de São Sebastião/Ilhabela, Santos/Guarujá, Bertioga/Guarujá, Iguape/Juréia, Cananéia/Ilha Comprida, Cananéia/Continente e Santos/Vicente de Carvalho funcionarão 24h. Já a rota Cananéia/Ariri terá horários específicos, que podem ser consultados no site do DH.

O usuário pode acompanhar as informações em tempo real sobre as condições das Travessias, com imagens das câmeras de monitoramento, pelo site ou pelo aplicativo Travessias do Departamento Hidroviário – SP, disponível gratuitamente para o sistema Android. Além disso, as informações podem ser obtidas, também, pelo 0800 77 33 711.

Compartilhar:
1
Crédito:Divulgação
1
Crédito:Divulgação Travessias Litorâneas celebram os 201 anos da Independência do Brasil










Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados