Comissão Municipal da Associação de Pais de São Caetano do Sul toma posse
A organização tem a missão de propor discussões coletivas que contribuam com a democratização da gestão, articulando-se com as APMs (Associações de Pais e Mestres)
- Data: 30/08/2023 19:08
- Alterado: 01/09/2023 19:09
- Autor: Redação
- Fonte: Secom/PMSCS
Crédito:Letícia Teixeira / PMSCS
Nesta terça-feira (29/8), em evento realizado no Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais de Educação) Dra. Zilda Arns, foram empossados os novos membros da Comap, a Comissão Municipal da Associação de Pais.
“Entendo que hoje é um momento histórico”, disse o prefeito José Auricchio Júnior aos presentes. “Estimular a conexão das famílias com a escola sempre foi o nosso propósito. E, agora, com a Comap, os pais têm uma força muito grande, uma representatividade que abrange todas as escolas. Essa união nos permite atingir os melhores resultados pedagógicos e formar cidadãos melhores”.
“Estamos duplamente felizes: a Educação de São Caetano foi considerada a melhor do Estado de São Paulo (segundo Ranking de Competitividade dos Municípios) e a presença do prefeito neste evento de posse apenas confirma o que já vivenciamos: uma gestão democrática, na qual a Educação é prioridade”, enfatizou a secretária de Educação Minéa Fratelli.
Criada em 2022, a Comap é composta por pais ou responsáveis de alunos das escolas municipais de São Caetano e tem caráter consultivo, garantindo a representatividade das famílias na construção e implementação do projeto político-pedagógico do ensino municipal.
A organização tem a missão de propor discussões coletivas que contribuam com a democratização da gestão, articulando-se com as APMs (Associações de Pais e Mestres). Os membros da Comissão, todos voluntários, têm mandato de um ano, com direito a uma recondução, e participam de reuniões ordinárias mensais e extraordinárias, realizadas a pedido dos membros.
Participaram da primeira gestão 26 membros, que foram reconduzidos ao cargo para a gestão 2023-2027 e, agora, terão a companhia de mais 41 membros, garantindo representantes de todas as 66 escolas do município, além da Escola Municipal de Idiomas Paulo Sérgio Fiorotti.
“É extremamente importante acompanhar o trabalho realizado pela escola. É nosso papel enquanto pais”, destacou o presidente da Comap, Evonir Albrecht, pai de uma aluna da EMEF Dom Benedito Paulo Alves de Souza. Ele conta que começou a participar da APM quando a filha ainda tinha dois anos e estudava na EMI Fernando Pessoa.
Como professor universitário, atuando na formação de professores na Universidade Federal do ABC, Evonir considerou a criação da Comap uma “iniciativa ímpar”: “a Educação Básica é o pilar do ensino. Não existe ensino superior de qualidade sem uma boa Educação Básica”, afirmou. “Com um membro por escola conseguiremos trocar boas práticas e auxiliar na gestão, propondo melhorias em relação à infraestrutura, legislação e questões pedagógicas, tendo em mente que a criança é o centro de nosso trabalho”.