Shell Eco-marathon terá categoria de hidrogênio pela primeira vez no Brasil
Competição acadêmica vai premiar protótipos automotivos ultra eficientes no Pier Mauá
- Data: 30/08/2023 20:08
- Alterado: 30/08/2023 20:08
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
Crédito:Divulgação
A 6ª edição brasileira da Shell Eco-Marathon terá, pela primeira vez, entre as categorias da competição, o hidrogênio. O combustível tem ganhado espaço estratégico, pois é uma alternativa para a produção de energia limpa e a descarbonização. Neste ano, estudantes da Bolívia e do México, das equipes Capitán Victor Ustariz e Hydro Dzec respectivamente, construíram protótipos de veículos com tecnologia para produzir, armazenar e utilizar hidrogênio como fonte de energia.
“Esses protótipos incluem células de combustível avançadas que convertem hidrogênio em eletricidade, tanques de armazenamento de alta pressão para o gás e métodos eficientes de produção de hidrogênio, como a eletrólise. Além disso, os protótipos precisam de sistemas de controle sofisticados para gerir o fluxo de hidrogênio e oxigênio dentro da célula de combustível e regular a produção de energia”, explica Norman Koch, Chefe de Operações de Marca da Shell
Para participar da competição, os futuros engenheiros desenvolvem sistemas energéticos mais eficientes, projetando dispositivos mais inovadores, com melhores performances e menos consumo de combustível. “Como engenheiros focados no desenvolvimento tecnológico, estamos dispostos e interessados em enfrentar os problemas da transição energética, mas também somos realistas quanto à complexidade de transformar essas ideias em realidade. Sabemos que uma mudança não ocorre da noite para o dia, mas requer alguém para iniciá-la e pessoas para sustentá-la ao longo do tempo, bem como recursos para concretizar as ideias”, diz Enrique Gabriel Munive Roldan da equipe Hydro Dzec.
Nas últimas edições da Shell Eco-marathon no exterior, houve crescente interesse na utilização do hidrogênio como combustível devido ao seu potencial para transporte com emissão zero. Globalmente, cerca de 10% das equipes utilizam veículos movidos a células de combustível de hidrogênio, mostrando a tendência para o desenvolvimento de veículos mais eficientes para o futuro. “Nós esperamos contribuir para o nosso país com a mudança da matriz energética do gás natural para o hidrogênio, promovendo o desenvolvimento econômico e sustentável, acrescenta Ernesto Alejandro Oblitas Paredes da equipe Capitán Victor Ustariz.
Além da categoria de hidrogênio, os protótipos desenvolvidos por estudantes do Brasil e da América Latina vão concorrer nas categorias Combustão Interna (etanol e gasolina) e Bateria Elétrica. Nesta edição, 66% dos protótipos concorrem na categoria Bateria Elétrica, mais que o dobro do número de veículos da categoria Combustão Interna. A expectativa é que a competição traga uma série de tecnologias inovadoras que podem impulsionar a mobilidade sustentável e oferecer novas opções para o mercado.
“As tecnologias desenvolvidas na Shell Eco-marathon podem levar a veículos mais eficientes em termos energéticos, com emissões de carbono reduzidas e menor consumo de recursos. Estes avanços também contribuem para o desenvolvimento de veículos elétricos e movidos a hidrogênio que têm autonomias mais longas e tempos de reabastecimento mais rápidos, tornando o transporte sustentável mais prático e atrativo. Além disso, os estudantes que participam na Shell Eco-marathon desenvolvem competências práticas e conhecimentos que os ajudarão no futuro a resolver novos desafios energéticos para o setor da mobilidade e em outras áreas, destaca Norman Koch, líder de Operações de Marca da Shell