Aniversário do CIESP Santo André 69 anos: A força da comunicação
Artigo de Rafael Cervone e Norberto Luiz Perrella
- Data: 25/08/2023 15:08
- Alterado: 25/08/2023 15:08
- Autor: Angélica Reis
- Fonte: CIESP
Crédito:Divulgação
A Diretoria Regional do CIESP de Santo André, com jurisdição também nos municípios de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, comemora seu 69º aniversário, em 30 de agosto, com um programa bem-sucedido, iniciado há três meses, de impulsionamento da comunicação com os associados. Nesse sentido, são utilizadas principalmente as redes sociais, como Instagram, Linkedin e FB e o site da entidade. O propósito é estar cada vez perto dos industriais da região.
A iniciativa está alinhada à importância e à maneira como o CIESP tem tratado a comunicação com os associados e a mídia. Para nós, trata-se de área estratégica, que tem sido eficaz para integrar a entidade, suas 42 diretorias regionais e distritais e as mais de oito mil empresas associadas, que constituem uma das maiores organizações do gênero em todo o mundo. Cabe acentuar, também, a importância dos jornais, webmídia, rádios e televisões de todas as regiões paulistas, sem os quais não conseguiríamos atingir com eficácia todo esse ecossistema.
De modo transparente, também temos demonstrado ao poder público e à população, por meio da imprensa, nossas propostas e reivindicações relativas a uma política industrial capaz de promover o fomento e competitividade do setor. Este é um fator condicionante ao próprio crescimento mais substantivo do PIB nacional, geração de emprego, renda e inclusão. Ao realizar um programa eficiente de comunicação com os associados, a Regional de Santo André contribui para que as indústrias da região fiquem ainda mais integradas na ação sinérgica do CIESP em prol da defesa, fortalecimento da manufatura e sua interação com a sociedade, maior beneficiária do valor agregado à economia pelo parque fabril.
A relevância da indústria está expressa nas cidades abrangidas pela Diretoria Regional, cuja população total é de 1,32 milhão de habitantes. Segundo a última RAIS – Relação Anual de Informações Sociais (IBGE), há 2.215 indústrias de transformação nesses municípios, com destaque para os segmentos de fabricação de produtos de metal, manutenção, fabricação, reparação e instalação de máquinas e equipamentos, borracha e material plástico. Esse conjunto de empresas, segundo o CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (IBGE), mantém 51.908 empregos formais (maio de 2023), contribuindo para a inclusão socioeconômica e o bem-estar dos habitantes locais.
A comunicação é fundamental para que a indústria esteja cada vez mais integrada e o poder público e a sociedade tenham consciência sobre seu significado para a economia e a competitividade do Brasil no contexto global. O desenvolvimento de nosso país e a retomada de patamares mais elevados de crescimento do PIB são objetivos que passam, necessariamente, pelo chão de fábrica.
*Rafael Cervone é o presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP).
**Norberto Luiz Perrella é o diretor-titular do CIESP Santo André