Fluxo de consumidores em shoppings sobe 16% em julho ante julho de 2022, aponta IPV
Em relação às lojas físicas, houve alta de 5%, sendo 11% correspondente às lojas situadas na rua e 5% para aquelas dentro de shoppings
- Data: 23/08/2023 17:08
- Alterado: 23/08/2023 17:08
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Estadão Conteúdo
Shopping
Crédito:Agência Brasil
O fluxo de visitantes em shopping centers cresceu 16% em julho de 2023, em relação ao mesmo período do ano passado. Em relação às lojas físicas, houve alta de 5%, sendo 11% correspondente às lojas situadas na rua e 5% para aquelas dentro de shoppings.
Os dados são da pesquisa IPV (Índices de Performance do Varejo), organizada pelo venture capital HiPartners Capital & Work, em parceria com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).
Na variação mensal, enquanto as lojas de rua viram o fluxo cair 2%, as situadas dentro de shopping centers cresceram 11% na comparação com junho deste ano.
Em relação à quantidade de boletos (vendas), foi registrada alta de 9% para lojas físicas, frente ao mesmo mês do ano anterior. O crescimento para estabelecimentos de rua foi de 13%, enquanto dentro de shopping centers foi de 3%, resultado similar ao visto no relatório do mês anterior.
No faturamento, ainda segundo a pesquisa, houve crescimento de 12% nas lojas físicas do Brasil como um todo, sendo de 17% exclusivamente para lojas de rua, e de 4% nas lojas situadas em shopping centers. Isto também refletiu em uma variação no ticket médio nominal, com alta de 3% para lojas físicas, sendo 3% nos estabelecimentos localizados na rua e 1% para aqueles situados dentro dos shoppings.
“Ainda que os desafios deste ano sejam grandes, o varejo se mostra resiliente. Os segmentos mais sensíveis à renda continuam emprestando vigor para o setor, que se beneficia, além de tudo, da atenuação da inflação especialmente de alimentos e combustíveis, o que pode explicar as variações positivas em julho”, comenta Eduardo Terra, sócio da HiPartners e Presidente da SBVC.
Todos os dados do estudo são provenientes das empresas FX Data Intelligence e F360º, plataforma de gestão financeira para pequenos e médios varejistas, ambas investidas da HiPartners. O estudo é chancelado pela 4intelligence, empresa que desenvolve plataformas de inteligência para o mercado B2B.