Inclusão social é a marca da plenária na região Leste de Diadema

Encontro do programa Bora Participar debate ampliação das políticas públicas voltadas aos deficientes

  • Data: 18/08/2023 14:08
  • Alterado: 01/09/2023 18:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD
Inclusão social é a marca da plenária na região Leste de Diadema

Encontro do programa Bora Participar debate ampliação das políticas públicas voltadas aos deficientes

Crédito:Dino Santos

Você está em:

A plenária de prestação de contas do programa Bora Participar na região Leste da cidade foi realizada sob a marca da inclusão social, a começar com a novidade da efetivação de um intérprete de Libras e depois com a realização de um amplo debate sobre as políticas públicas voltadas aos deficientes, com foco nos autistas. Na atividade, o prefeito José de Filippi Jr e os secretários relacionaram as ações e projetos desenvolvidos, receberam elogios e agradecimentos pelo que já foi feito e já começaram a atender as demandas apresentadas.

Em relação aos autistas, o CAIS – Centro de Atenção à Inclusão Social a ser inaugurado em dezembro no jardim Promissão – e outro, depois, na Vila Paulina – vão ampliar as ações de inclusão. Atualmente, a educação inclusiva conta com uma equipe de 400 profissionais para atender 1.600 deficientes.

Eles têm prioridade no Adolescente Aprendiz, e outros programas de capacitação serão desenvolvidos. Com os novos CAIS será possível criar um acompanhamento multidisciplinar dos deficientes e familiares, entre eles os autistas, com o envolvimento das áreas da Saúde, Educação, Assistência Social e Esportes.

Filipi elogiou a presença das mais de 500 pessoas que foram até o ginásio Ivanderlei Pereira, no jardim Promissão, para participar da plenária. “Foi com o envolvimento de vocês que a gente conquistou mais direitos para a cidade, e isso é fundamental para continuarmos com os avanços que estão acontecendo”, agradeceu.

Avanços e conquistas

Uma das boas notícias divulgadas na plenária foi o cadastramento junto ao Ministério da Saúde do projeto do novo hospital que será construído onde hoje é o Paço. “Não conseguimos no governo anterior, mas agora abrimos caminho concreto para erguer o novo hospital”, disse o secretário Zé Antônio.

Outra boa nova é a instalação da farmácia de alto custo na cidade até o final do ano, evitando o deslocamento até o hospital Mário Covas, em Santo André. E as 15 mil luminárias estarão com lâmpadas de LED antes de terminar o primeiro semestre do próximo ano.

Tem mais. Também no primeiro semestre a região Leste vai ganhar seu restaurante popular, com capacidade para servir 900 refeições diárias, a praça Zélia Gattai será revitalizada, e até dezembro estarão finalizadas as obras do CCZ – Centro de Controle de Zoonozes, no jardim Inamar.

Filippi comentou que o Quarteirão da Educação, que está sendo construído no jardim Promissão, vai mudar o padrão das escolas da cidade. “Daqui para a frente a gente tem de fazer escolas iguais a esta, com qualidade na educação, quadra, piscina, teatro, cultura, esporte e cidadania”, afirmou.

Ele informou que há duas semanas começou o programa Ponto Seguro, que reúne 16 guardas municipais e policiais militares com moto para patrulhar os pontos de ônibus das 5h às 7h, e das 17h às 19h. “Eles já estão flagrando os que roubam bolsas e celulares”.

A quinta e última plenária do Bora Participar será realizada no dia 23 de agosto na EMEB Manoel Fiel Filho, na rua Índia, 55, no Taboão, a partir das 18h30.

Compartilhar:
1
Crédito:Dino Santos
1
Crédito:Dino Santos Encontro do programa Bora Participar debate ampliação das políticas públicas voltadas aos deficientes










Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados