Viagens em Família Impulsionam Economia e Setor de Turismo
Relatório encomendado pelo Airbnb revela impacto econômico da plataforma no turismo e evidencia que viagens em família estão liderando a recuperação do setor
- Data: 14/08/2023 04:08
- Alterado: 31/08/2023 21:08
- Autor: Be Nogueira
- Fonte: ABCdoABC
Crédito:Foto: Igor Ebrahim dos Santos
O setor de turismo está presenciando uma retomada notável no pós pandemia, impulsionada em grande parte pelo crescimento das viagens em família, de acordo com dados revelados em um relatório da Oxford Economics encomendado pelo Airbnb. Este documento analisa o impacto econômico da atividade da plataforma em diferentes setores, e um dado que chama a atenção é a contribuição significativa das viagens em família relacionados às estadias por meio do Airbnb.
Durante as estadias é natural os efeitos diretos nos gastos dos hóspedes em restaurantes, entretenimento e transporte resultando um influxo econômico de 662,3 milhões de dólares apenas na cidade de São Paulo. Destacando a natureza internacional da plataforma, foi constatado que 24,3% dos gastos totais na plataforma eram provenientes de hóspedes internacionais. No âmbito nacional, o Brasil viu um impacto econômico de 5,2 bilhões de dólares em 2022, representando um aumento notável de 31% em relação ao ano anterior. Essa atividade também gerou a criação de 8.400 empregos na em São Paulo e gerou uma remuneração total de 177 milhões de dólares.
Os dados divulgados pela própria plataforma Airbnb também destacam uma tendência marcante no cenário de viagens: o aumento exponencial das viagens em família. No Brasil, as reservas para viagens em família, que incluem pelo menos uma criança ou bebê, tiveram um crescimento de 130% em 2022, em comparação com os números pré-pandemia de 2019. O dado supera os dados globais, que por sua vez registrou crescimento de 60%, com mais de 15 milhões de check-ins realizados em quase 90.000 destinos ao redor do mundo.
É interessante notar as preferencias dos viajantes em família optam em sua maioria por locações com piscinas deslumbrantes, localizações à beira-mar e cenários tropicais. Entre os destinos mais populares para viagens em família no Brasil, em 2022, estão Florianópolis, Ubatuba, São Paulo, Rio de Janeiro, Guarujá, São Sebastião, Bertioga, Gramado, Cabo Frio e Balneário Camboriú.
Esses dados indicam não apenas a recuperação do setor de turismo, mas também evidenciam o papel crucial que as viagens em família desempenham nesse processo. E os dados levantados pelo Airbnb sinaliza um panorama promissor para a economia e o setor de turismo nos próximos anos.