Conservatório de Tatuí recebe show “Margens da palavra”, de Juliana Amaral
Espetáculo contemplado pelo Edital ProAC 16/2022 faz turnê em São Paulo e será apresentado no Teatro Procópio Ferreira dia 17 de agosto, às 20h
- Data: 14/08/2023 10:08
- Alterado: 14/08/2023 10:08
- Autor: Redação
- Fonte: Conservatório de Tatuí
Juliana Amaral
Crédito:©Marcelo Dacosta
O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina – recebe em agosto o espetáculo “Margens da palavra”. Realizado inteiramente por mulheres, o projeto traz a cantora, atriz e compositora Juliana Amaral acompanhada por Louise Woolley (piano) ou Erica Navarro (violão e violoncelo), e recebe, a cada récita, uma artista local (música, atriz, poeta, artista da dança) para uma participação especial. Nesta apresentação, Juliana será acompanhada por Erica Navarro (ex-aluna) e a convidada é a cantora Ana Malta, docente do curso de Canto MPB/Jazz do Conservatório de Tatuí. O projeto contempla, ainda, a realização de oficinas com Juliana Amaral, e roda de conversa com as artistas, após os espetáculos.
Na turnê contemplada pelo ProAC 16/2022 (Circulação de espetáculos), foram realizadas 7 apresentações em espaços culturais independentes dos bairros Vila Claudia (Butantã, Zona Oeste), Vila Prel (Jardim São Luiz, Zona Sul), Jardim Vera Cruz (Parque São Rafael, Zona Leste) e Perus (Zona Norte), na capital, e nas cidades vizinhas Campinas, Suzano e Taboão da Serra. O último espetáculo da turnê será realizado em Tatuí. Toda a programação é gratuita.
Cultura é a palavra que nos apalavra
Provocada por um texto de Eliane Brum que fala da falência do pacto civilizatório quando se perde a mediação da palavra, Juliana Amaral concebeu o espetáculo Margens da palavra.
Com repertório de canções costuradas à leitura de textos que pensam sobre as diversas dimensões da palavra em nosso tempo (violência, deslocamento, afeto, silêncio, apagamento, injustiça, solidão), Margens da palavra se destaca pelo refinado acabamento técnico, visual, cênico e musical, característica do trabalho de Juliana Amaral.
Com 29 anos de carreira, seus projetos são estruturados de maneira que seus elementos – arranjos, sonoridade, roteiro, cenário, figurinos, iluminação, movimentação cênica, produção, materiais gráficos – dialoguem formando um amálgama único, que reflete a coerência estética e ética que norteia a carreira da artista.
Atravessando margens, riscando a palavra
No palco, Juliana Amaral é acompanhada ora por Louise Woolley (piano), ora por Erica Navarro (violão e violoncelo). Em cada récita, a dupla recebe a participação especial de uma mulher artista do território visitado. O espetáculo, portanto, absorve e se ajusta às características do trabalho da convidada – repertório, performance e linguagem – num ambiente de experimentação e improvisação. Um lugar de encontro afetuoso, fronteiriço (canção/ dança/ teatro/ literatura), e sobretudo de diálogo poético entre as artistas. Um forte envolvimento com os agentes culturais locais (grupos e espaços culturais, escolas, produtores, artistas, agitadores) é fomentado, de modo a articular, territorialmente, a ampliação e aprofundamento das atividades propostas.
Conjugando o nós, amarrando os laços
O projeto inclui, em cada território, a realização de oficinas de corpo-voz com Juliana Amaral, e de uma roda de conversa com as artistas, após os espetáculos. Os encontros de formação são fundamentais para o projeto: uma oportunidade de troca de saberes e experiências mais enraizada, que estimulam práticas artísticas e culturais, formam e qualificam o público, multiplicam conhecimentos e dão longevidade ao projeto.
SERVIÇO
Espetáculo “Margens da palavra”, de Juliana Amaral
Erica Navarro, violão e violoncelo
Artista convidada: Ana Malta
Data: 17 de agosto de 2023, quinta-feira
Horário: 20h
Local: Teatro Procópio Ferreira – Conservatório de Tatuí
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita – Retire seu ingresso pela INTI: Link
Classificação indicativa: Livre