Metrô oferece vacinação contra COVID e gripe, Teste de Hepatite e Controle do Colesterol
Vacinação contra COVID-19 e gripe continua em 12 estações do Metrô de São Paulo
- Data: 07/08/2023 09:08
- Alterado: 07/08/2023 09:08
- Autor: Redação
- Fonte: Metrô
Semana da Saúde
Crédito:Divulgação
Durante o período de 7 a 11 de agosto, os passageiros do Metrô de São Paulo terão a oportunidade de ter acesso às vacinas contra COVID-19 e Gripe (Influenza), testagem de hepatite, orientação sobre doenças, cidadania e respeito à diversidade. Essas ações são apoiadas pelo Metrô por meio do Programa Metrô Social. Todos os atendimentos são gratuitos e realizado por profissionais da área da saúde.
VACINAÇÃO
Doze estações do Metrô oferecem a vacinação contra a COVID-19 e Influenza em parceria com Secretaria Municipal de Saúde em um esforço conjunto para que os índices de imunização cheguem ao ideal.
Na segunda-feira (7), das 9h às 19h, a vacinação acontece nas estações Corinthians-Itaquera da Linha 3-Vermelha e São Mateus da Linha-15 Prata; das 8h às 18h na estação Tucuruvi da Linha 1-Azul; das 9h às 17h nas estações Jabaquara da Linha 1-Azul, Sacomã e Vila Prudente da Linha 2-Verde, Tatuapé e Vila Matilde da Linha 3-Vermelha e Sapopemba da Linha 15-Prata e das 9h às 16h nas estações Marechal Deodoro, República e Palmeiras-Barra Funda da Linha 3-Vermelha.
Na quarta-feira (9) será a vez da estação Corinthians Itaquera da Linha 3-Vermelha e São Mateus da Linha 15-Prata receberem a vacinação das 9h às 19h.
Já na sexta (11), a vacinação estará disponível das 9h às 16h nas estações Marechal Deodoro, República e Palmeiras-Barra Funda da Linha 3-Vermelha e das 9h às 19h nas estações Corinthians-Itaquera da Linha 3-Vermelha e São Mateus da Linha-15 Prata.
TESTES DE HEPATITE
Ação ROTARY
Até o dia 18 de agosto, 12 estações do Metrô de São Paulo recebem campanha para testagem gratuita contra as hepatites B e C. A ação “Hepatite Zero” é uma iniciativa internacional dos Rotary Clubs.
Veja a programação
Linha 1-Azul: Estação Sé, Luz, Jabaquara e Portuguesa-Tietê.
Linha 2-Verde: Estação Paraíso, Clínicas e Vila Prudente.
Linha 3-Vermelha: Estação Brás, Corinthians-Itaquera, Palmeiras-Barra Funda e República.
Linha 15-Prata: Estação São Mateus.
Data: De 28 de julho a 18 de agosto.
Horário: Segunda a sexta-feira, das 16h às 19h, e aos sábados, das 10h às 13h.
Ação Secretaria Municipal de Saúde
A Coordenadoria Regional de Saúde irá realizar uma ação de testagem rápida de Hepatites. O objetivo é oferecer a população em geral a oportunidade de fazer o rastreio das Hepatites B e C. A ação acontecerá simultaneamente nas estações Corinthians-Itaquera da Linha 3-Vermelha e São Mateus da Linha 15-Prata, na segunda-feira (07), na quarta-feira (9) e na sexta-feira (11), das 9h às 15h30. Profissionais presentes irão conscientizar sobre os riscos e o contágio das hepatites. Em caso de resultados reagentes, os usuários serão encaminhados para unidades de saúde para dar continuidade ao diagnóstico e tratamento necessário.
COLESTEROL
A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) promove a campanha de Controle do Colesterol na estação Sacomã, da Linha 2-Verde do Metrô, nesta terça-feira (8), das 10h às 14h. A ação tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da adoção de hábitos saudáveis para controlar os fatores de risco associados às doenças cardiovasculares. O passageiro que participar da ativação receberá um folheto informativo e um brinde, como um coração antiestresse ou um ímã de geladeira.
CIDADANIA
“Direitos e apoio à comunidade LGBTIQUIAPN+”
Na segunda-feira (7) e na terça-feira (8), das 12h às 17h, a estação Bresser-Mooca (área externa) da Linha 3-Vermelha será o local de atuação da Unidade Móvel. O objetivo dessa iniciativa é oferecer atendimento às vítimas de violência, preconceito e discriminação, além de fornecer apoio jurídico, psicológico e social, incluindo orientações para a realização de boletins de ocorrência. Essa ação faz parte do trabalho desenvolvido pelo Centro de Cidadania LGBTI Laura Vermont, que atende na Zona Leste. E tem como premissa o combate à violência e a promoção da cidadania da população LGBTQIAPN+
Os eventos apoiados pelo Metrô Social contam com a participação de entidades parceiras e tem por objetivo promover a integração e conscientização sobre saúde pública.