Museus mostram como o patrimônio cultural resiste nos diferentes territórios e contextos

Totalmente gratuita, a programação dos museus Casa das Rosas, Casa Mário de Andrade e Casa Guilherme de Almeida inclui visitas guiadas e festas populares

  • Data: 07/08/2023 09:08
  • Alterado: 07/08/2023 09:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Cultura SP
Museus mostram como o patrimônio cultural resiste nos diferentes territórios e contextos

Samba de Bumbo

Crédito:Acervo IEB-USP

Você está em:

Um dos focos da programação dos museus Casa das Rosas, Casa Mário de Andrade e Casa Guilherme de Almeida é a preservação da memória e do patrimônio cultural brasileiro. Por isso, em agosto, parte da agenda está concentrada nessa temática, incluindo-se atividades que integram a Jornada do Patrimônio 2023 — evento organizado anualmente pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo com o objetivo de fortalecer iniciativas de valorização do patrimônio cultural na cidade. 

Para participar, as pessoas interessadas precisam se inscrever previamente pelos sites dos museus. Os links de inscrição de cada atividade estão informados no final deste release. Confira os destaques da programação. 

Ciclo Patrimônio Cultural no Brasil e Percurso patrimonial ambiental na Casa das Rosas 

O museu Casa das Rosas preparou o ciclo Patrimônio Cultural no Brasil: os primórdios da preservação. A atividade inicia no dia 8 de agosto, das 19h às 21h, com o bate-papo Repercussão do Neocolonial na atuação do serviço do patrimônio histórico e artístico nacional – SPHAN, conduzido por Maria Lucia Bressan Pinheiro, doutora em Arquitetura pela Universidade de São Paulo – USP. O objetivo é debater a repercussão do movimento conhecido como “Neocolonial”, lançado por Ricardo Severo em 1914, na atuação do primeiro órgão nacional de preservação do patrimônio, o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), por meio de dois de seus mais importantes colaboradores, o escritor Mário de Andrade e o arquiteto Lucio Costa.  

Dando continuidade ao ciclo, no dia 9 de agosto, das 19h às 21h, acontece a conversa Ouro Preto e a inspetoria de monumentos nacionais, (1934-1937), com Aline Montenegro, historiadora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e docente do Museu Paulista da USP. Aqui, o objetivo é analisar as ações do primeiro departamento federal voltado para a preservação do patrimônio cultural no Brasil que funcionou no Museu Histórico Nacional entre 1934 e 1937, além da atuação na cidade de Ouro Preto – MG. 

Para ficar por dentro das demais temáticas apresentadas no Ciclo Patrimônio Cultural no Brasil, acesse o site da Casa das Rosas.

O Núcleo de Ação Educativa da Casa das Rosas realiza no dia 23 de agosto, das 14h às 15h30, o Percurso patrimonial ambiental pelo jardim do museu. A oficina, voltada para o público infantojuvenil e seus familiares, é parte de uma série de atividades em conjunto com o Núcleo de Estudos do Patrimônio Imaterial e Material do Instituto Federal de São Paulo (NEPIM-IFSP).

Ciclo Patrimônio Paulista: Samba de Bumbo na Casa Mário de Andrade 

Para promover discussões sobre o patrimônio do estado de São Paulo, o museu Casa Mário de Andrade realizará o ciclo Patrimônio Paulista: Samba de Bumbo, destacando festas populares importantes que acontecem na região durante o mês de agosto. 

A programação inicia-se no dia 16, das 19h às 21h, com a Festa do Bom Jesus de Pirapora, uma conversa ministrada por Fabrício Forganes, pesquisador do Catolicismo Negro e das Igrejas dos Homens Pretos no contexto urbano brasileiro. Fabrício falará sobre as manifestações tradicionais de Samba de Bumbo presentes nesta festividade católica, registrada por Mário de Andrade no texto “O samba rural paulista”, publicado em 1937. 

No dia 19 de agosto, das 16h às 18h, o zabumbeiro e versador João Mário Machado abordará a trajetória do samba na cidade de São Pauloque movimentou as fazendas cafeeiras e continua presente nas periferias da capital. O músico também falará sobre grupos tradicionais do samba paulista. A atividade O Samba de Bumbo: entre a capital e o interior paulista integra a Jornada do Patrimônio 2023.

Mais atividades dos museus voltadas para a Jornada do Patrimônio em São Paulo! 

O Núcleo de Ação Educativa da Casa Mário de Andrade realizará no dia 19 de agosto, das 10h às 16h, um Encontro Peripatético — baseado no conceito aristotélico de ensinar passeando. A atividade O olhar patrimonialista de Mário de Andrade abordará a atuação do escritor como idealizador e funcionário do atualmente chamado Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que foi importante para a preservação do patrimônio material e imaterial do estado de São Paulo. Os participantes poderão conhecer as pesquisas realizadas por Mário de Andrade que contribuíram para o tombamento de algumas construções localizadas desde o centro da capital até o bairro São Miguel Paulista, na zona leste. 

Nos dias 19 e 20 de agosto, os Núcleos de Ação Educativa da Casa das Rosas e da Casa Guilherme de Almeida aplicam visitas guiadas aos espaços desses museus, mostrando a relação dos acervos com a proposta da Jornada do Patrimônio deste ano: “Se a cidade se a cidade fosse minha”

Vem aí!

Este mês acontece ainda, nos dias 25 e 26 de agosto, o VIII Encontro de Museus-Casas Literários. Com o tema “Moradas Renovadas”, o evento deste ano mostrará a importância da conservação e da restauração de patrimônios culturais, mais especificamente de casas e casarões que foram musealizados. Mais detalhes do evento serão divulgados em breve no site do museu Casa Guilherme de Almeida 

Acompanhe a agenda completa no site de cada instituição: Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade.

Compartilhar:

  • Data: 07/08/2023 09:08
  • Alterado:07/08/2023 09:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Cultura SP









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados