SP: Semana das Juventudes oferece shows de funk e trap, serviços e vagas de estágio
Atividades serão realizadas em todas as regiões da cidade e mostram o compromisso da gestão em respeitar, proteger e promover os direitos das juventudes
- Data: 07/08/2023 20:08
- Alterado: 07/08/2023 20:08
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Semana das Juventudes
Crédito:Prefeitura de SP
De 8 a 12 de agosto, a Semana das Juventudes 2023 vai agitar a cidade de São Paulo, com shows de funk e trap, 2 mil ofertas de estágio, orientações para quem quer ingressar no mundo do trabalho e produzir um currículo atrativo, além das oficinas de artes, danças, audiovisual com os demais parceiros. Veja a programação completa aqui.
Promovido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), por meio da Coordenação de Políticas para a Juventude, o evento, que é gratuito, celebra o Dia Internacional da Juventude (12/08), data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU).
A cada dia, a programação será realizada em um equipamento público diferente: no dia 08, na Casa de Cultura Butantã; no dia 09, no Teatro Flávio Império; no dia 10, na Casa de Cultura Chico Science; no dia 11, no Centro Cultural São Paulo e o encerramento no dia 12, no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso.
A Prefeitura de São Paulo, por meio de suas secretarias, vai oferecer diversos serviços durante o evento, entre os dias 8 e 11/09. Pela SMDHC, a Coordenação de Políticas para Mulheres vai participar com o ônibus lilás, para dar orientações sobre a rede de proteção e enfrentamento à violência contra a mulher; a Coordenação de Políticas para LGBTI+ estará com uma unidade móvel no local, para dar informações para esta população; e a Coordenação dos Povos Indígenas articulou a realização de uma cerimônia indígena do Povo Fulni-Ô.
A Secretaria Municipal de Gestão (SEGES), por meio da Coordenadoria de Gestão de Pessoas, vai oferecer 2.000 vagas de estágio na Prefeitura Municipal de São Paulo. O objetivo é proporcionar o acesso às vagas aos estudantes que residem em regiões distantes do centro da cidade.
A unidade móvel da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) vai fazer o conserto de próteses e órteses; o CATe Móvel, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET) disponibilizará vagas de emprego, no CATe Móvel e informações para empreendedorismo no estande da ADE Sampa.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai fazer testagem de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), vacinação e conscientização saúde sexual. A Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) vai apresentar os serviços do FabLab, com impressora 3D e fliperama produzido por jovens.
Isso tudo aliado a uma agenda repleta de apresentações artísticas, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, como Mc Ryan SP, MC Don Juan, MC Marks e MC Pedrinho, além das sensações do momento MC Luanna, Kawe, Tróia e N.I.N.A., que vão participar do grande show de encerramento no sábado (12/08).
Parcerias
A Semana das Juventudes 2023 conta com a participação de diversos parceiros como Kondzilla, Unicef, Juventudes Potentes, CIEE, Espro, Co.Liga, Instituto Jô Clemente, Coletivo Jovem Aprendiz, Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), Besouro Social e Fundação Paulistana de Educação, Tecnologia e Cultura.
Entre essas iniciativas serão oferecidas orientações sobre pobreza menstrual com a Associação ESPRO; como ingressar no mundo do trabalho e produzir um currículo atrativo com o CIEE, além das oficinas de artes, danças, audiovisual com os demais parceiros.
Todas as atividades contarão com tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para garantir a inclusão e acesso para todas as pessoas.
O evento reafirma o compromisso da Cidade de São Paulo em respeitar, proteger e promover os direitos das juventudes, reconhecendo o desafio de compreender e responder às necessidades e expectativas da população jovem da capital paulista.