São Luiz S. Caetano debate sobre os desafios do aleitamento materno na volta ao trabalho
Evento gratuito acontecerá no dia 18 de agosto, no auditório do hospital; inscrições podem ser realizadas até a próxima segunda-feira
- Data: 07/08/2023 10:08
- Alterado: 07/08/2023 10:08
- Autor: Redação
- Fonte: Hospital e Maternidade São Luiz São Caetano
Crédito:Divulgação
O Hospital e Maternidade São Luiz São Caetano realizará, no dia 18 de agosto, uma roda de conversa sobre os desafios do aleitamento materno na volta ao trabalho.
A ação integra a campanha Agosto Dourado da unidade e está alinhada ao tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), que neste ano, teve como slogan “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”.
O evento é gratuito e aberto à população. Para participar basta fazer a inscrição entre os dias 7 e 14 de agosto, AQUI.
“O aleitamento materno é muito importante, mas também cercado por desafios. Nosso objetivo é promover um ambiente de orientação e troca de experiência para ajudar outras mulheres em relação a esse momento que envolve expectativas, frustrações e tabus”, destaca Michele Batista, diretora Geral.
Para isso, a roda de conversa contará com a participação de diversas profissionais do Hospital São Luiz, como médica, enfermeira, fonoaudióloga, psicóloga e nutricionista.
“Trata-se de um grupo multidisciplinar que abordará diferentes pontos relacionados à amamentação, tanto para a mãe quanto para o bebê. Queremos estimular o aleitamento, mas também acolher as mulheres que enfrentam dificuldades relacionadas ao tema”, complementa Michelle.
No Hospital e Maternidade São Luiz São Caetano, as mamães contam com uma equipe especializada no processo do aleitamento materno, com enfermeiras especializadas e atendimento diário, a fim de garantir o sucesso do processo e ajudar as pacientes a superarem as barreiras do início da amamentação
Dsde o momento do parto, seja natural ou cirúrgico, há o incentivo do contato pele a pele e da amamentação, ainda na primeira hora de vida do recém-nascido.
“Esse momento, também conhecido como Golden Hour (Hora Dourada), é essencial para o estreitamento do vínculo do binômio mãe/bebê”, destaca Márcia Arantes Lima, Supervisora de Enfermagem.
Na unidade da Rede D’Or, e primeira da bandeira São Luiz fora da capital paulista, a taxa de prevalência de aleitamento materno na primeira hora de vida do bebê é superior a 87%.
O leite materno é primeira e principal fonte de nutrição dos recém-nascidos. Considerado “padrão ouro”, trata-se de um alimento completo, que garante nutrição e hidratação, além de fatores imunológicos.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que os bebês sejam alimentados exclusivamente com leite materno até os seis meses de idade. E que, mesmo após a introdução dos primeiros alimentos sólidos, sigam sendo amamentados até, pelo menos, os dois anos de idade.
A programação de Agosto Dourado do Hospital e Maternidade São Luiz São Caetano contará ainda com a inauguração de uma sala de apoio à colaboradora que amamenta, além de palestras para funcionárias e pacientes sobre temas como amamentação, manejo do leite materno e mitos e verdades.
SERVIÇO
Roda de Conversa sobre aleitamento materno
Data: 18/08/2023
Horário: das 08h às 09h30min
Local: Auditório do Hospital e Maternidade São Luiz São Caetano (3º Andar)
Endereço: Rua Walter Figueira, s/n – Bairro Cerâmica, São Caetano do Sul – SP
Inscrições: de 07 a 14 de agosto